Cojira-CE participa do 2° Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Cojira-CE) participou do 2° Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (ENJIRA), realizado nos dias 30 e 31 de julho desse ano, em plataforma virtual. Com o tema “Comunicação e igualdade racial na pandemia das ideias”, o evento foi realizado pela Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), vinculada à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

A Cojira-CE foi representada no ENJIRA pela jornalista Julyta Albuquerque, diretora de Direitos Humanos do Sindjorce, e pela diretora de Comunicação, Cultura e Eventos, Samira de Castro. O encontro contou com 41 inscritos, entre membros de Cojiras e dirigentes de Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação.

Memória e promoção da igualdade

O 2º ENJIRA realizou reflexões sobre os 21 anos de ativismo e os desafios para o enfrentamento do racismo no cenário de aprofundamento da necropolítica associada à circulação da desinformação e fake news. A abertura, apresentada pelo do jornalista Guilherme Soares Dias (CojiraSP), teve duas homenagens: uma póstuma a Januário Garcia e demais jornalistas vítimas da Covid-19; e outra dedicada ao escritor, pesquisador e compositor, Nei Lopes, num momento conduzido pelo jornalista Oswaldo Faustino (CojiraSP).

A palestra de abertura ficou a cargo da jornalista Cleidiana Ramos, colunista do projeto multimídia A TARDE Memória; publisher do projeto Flor de Dendê, site e revista eletrônica; e produtora de conteúdo do projeto Espelho de Festas, perfil especializado em festas populares. Ela destacou o papel dos jornalistas afrodescendentes no resgate e promoção da história e da memória da população negra do país e destacou a importância do jornalismo profissional no combate à desinformação.

O segundo dia foi dividido em dois blocos. Pela manhã, os coletivos reunidos nos Sindicatos de Jornalistas apresentaram as boas práticas realizadas nestes 21 anos de atividades em prol da igualdade racial. Em seguida, houve o painel “Sindicalismo e a pauta da igualdade racial”, com as jornalistas Vera Daisy Barcelos (presidenta do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul) e Juliana Nunes (Cojira-DF), além da secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT, Anatalina Lourenço.

À tarde, as atividades foram restritas aos integrantes dos coletivos de combate ao racismo dos Sindicatos de Jornalistas e convidados, para discussão e aprovação do plano de ação da Conajira para 2021/2022.

Sobre a Cojira-CE

A Cojira Ceará foi criada em empossada em julho de 2019, sendo composta por diretores do Sindicato. Em setembro daquele ano, juntamente com a Comissão de Mulheres do Sindjorce, a Cojira-CE realizou o Curso Dandara dos Palmares – Gênero, Raça e Etnia na Comunicação, projeto contemplado por edital do Governo do Estado, com 50 vagas para jornalistas, radialistas, publicitários e comunicadoras e comunicadores populares. O curso de extensão universitária foi certificado pela Unilab e resultou na criação do site Negrê e do podcast Kilombas, dentre outros produtos de Comunicação.