Comissão Estadual de Ética escolhe presidente, vice e secretária

Comissão de ÉticaA Comissão Estadual de Ética, eleita para o período 2016/2019, realizou sua reunião inicial, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), no dia 6 de agosto, às 15h30, obedecendo ao artigo 3º do Regimento Interno das Comissões de Ética dos Sindicatos dos Jornalistas (Resolução CNE Nº 01/2009 de 05/05/2009, segundo o qual “a Comissão de Ética, depois de empossada, deverá se reunir dentro do prazo máximo de 15 dias para eleger, dentre os seus membros, o Presidente, o Vice-Presidente e o Secretário do Colegiado.”

A reunião foi realizada levando em conta o fato de a Comissão ter sido empossada no dia 22 de julho de 2016, após a eleição realizada nos dias 19, 20 e 21 daquele mês. Participaram da reunião os membros da Comissão de Ética: Salomão de Castro, Telma Costa, Mara Cristina e Anderson Sandes. Na condição de observador, esteve presente o terceiro suplente do colegiado, Vidal Santos. O quinto membro da Comissão de Ética, Chico Alves, não compareceu por motivo de saúde.

Em obediência ao que reza o Artigo 3º do Regimento, foi realizada a eleição para os cargos de direção da Comissão, sendo eleitos por unanimidade de votos: Presidente – Salomão de Castro, Vice-Presidente – Anderson Sandes e Secretária – Mara Cristina.

À Comissão de Ética compete zelar pelo cumprimento e apurar as transgressões ao Código de Ética do Jornalista aprovado em Congresso Nacional da categoria em agosto de 2007, na cidade de Vitória (ES). O colégio de pares é eleito por voto direto, secreto e universal dos jornalistas, simultaneamente com os membros da diretoria do Sindicato, sendo composta por 5 (cinco) membros efetivos e até 5 (cinco) suplentes. Terá mandato coincidente com o da diretoria executiva, porém, não faz parte desta.