Comissão Estadual de Ética escolhe presidente, vice e secretário

A Comissão Estadual de Ética eleita para o período 2019/2022 realizou, no dia 11 de novembro, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), reunião para eleição dos cargos diretivos do colegiado. Na ocasião, foram apontados por unanimidade de votos Telma Costa como presidente; Iracema Sales a vice-presidente e Ivan Moura como secretário. A reunião contou com a presença dos também membros Conceição Rodrigues e Paulo Rogério Ramos.

À Comissão de Ética compete zelar pelo cumprimento e apurar as transgressões ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, aprovado em Congresso Nacional da categoria em agosto de 2007, na cidade de Vitória (ES). O colégio de pares é eleito por voto direto, secreto e universal dos jornalistas, simultaneamente com os membros da diretoria do Sindicato. Tem mandato coincidente com o da Diretoria Executiva do Sindjorce, porém, estatutariamente não faz parte desta.

De acordo com o artigo 17 do Código de Ética, jornalistas que descumprem o documento estão sujeitos às penalidades de “observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do Sindicato e à publicação da decisão da Comissão de Ética em veículo de ampla circulação”. Para jornalistas não sindicalizados, as sanções restringem-se a “observação, advertência, impedimento temporário e impedimento definitivo de ingresso no quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação”.

Para encaminhar denúncias de descumprimento ao Código de Ética, basta enviar relato dos fatos para o e-mail: comissaodeetica@sindjorce.org.br