Jornalistas, Radialistas e Publicitários realizam assembleia conjunta em defesa do registro profissional

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindRádioCE) convocam os jornalistas e os radialistas para participarem da ASSEMBLEIA UNIFICADA CONTRA A MP 905, no dia 21/11, quinta-feira, às 19h, na sede do Sindjorce (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres, Fortaleza). A pauta é a defesa do registro profissional das categorias atingidas pela Medida Provisória 905/2019.

A MP, publicada no Diário Oficial da União do dia 12/11, revoga a obrigatoriedade de registro para atuação profissional de diversos profissionais, entre eles os jornalistas, os radialistas e os publicitários.

Plenárias e assembleias similares vão ocorrer no mesmo dia e horário em praticamente todos os Estados e no Distrito Federal, numa mobilização articulada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

“Precisamos nos opor a mais esse ataque do governo federal ao Jornalismo e a nossa profissão”, afirma o presidente do Sindjorce e diretor do Departamento de Mobilização da FENAJ, Rafael Mesquita.

A segunda vice-presidenta da FENAJ, Samira de Castro, explica que a articulação com as categorias afetadas pela MP 905/19 também é uma orientação da Federação aos sindicatos. “Juntos, vamos impedir mais esse retrocesso, defender a atividade profissional de jornalista, de radialista e de publicitários, bem como o direito da sociedade à informação de qualidade”, afirma a dirigente sindical.