Confra dos Jornalistas será no dia 1º de fevereiro, na ADUFC

Para quem achava que a Confra dos Jornalistas cearenses não ia acontecer, uma boa notícia: a reunião anual da categoria será no dia 1º de fevereiro, a partir das 12h, na sede da ADUFC Sindicato (Av. da Universidade, 2346, Benfica) em Fortaleza/CE. Comida, bebida, música e sorteio de brindes (para os sindicalizados) marcam a tradicional festa promovida pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que também é aberta à participação dos estudantes de Jornalismo.

“É como diz o ditado: antes tarde do que nunca”, brinca o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita. Ele destaca que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela classe trabalhadora nacional, em especial pela categoria dos jornalistas, é preciso reunir-se para fortalecer os vínculos e celebrar as conquistas do dia a dia, como as recentes vitórias judiciais, o programa de qualificação profissional do Sindicato e a expansão da atuação para o interior do Ceará.

Lançamento da campanha de sindicalização

“Temos vivenciado um período nunca imaginado no Brasil, com ataques diretos ao jornalismo e ao nosso exercício profissional. A escalada da violência contra a nossa categoria, vindo sobretudo do mandatário do país, alerta para a necessidade de união e fortalecimento das entidades sindicais”, frisa Mesquita, que também é diretor de Mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Neste sentido, a Confra dos Jornalistas marcará o lançamento da Campanha de Sindicalização 2020, cujo tema é “A esperança tá no Sindicato”. “Temos de defender nossa profissão do ponto de vista da necessidade do trabalho dos jornalistas para a sociedade, em especial para o fortalecimento da democracia. E só podemos travar essa batalha, que engloba ainda a luta por melhores condições de trabalho e por salários, ocupando nossa entidade representativa que é o Sindjorce”, acrescenta Mesquita.

Parcerias importantes

Além de petiscos, almoço (feijoada completa), cerveja gelada, água e refrigerantes, a confraternização terá sorteio de brindes para os jornalistas sindicalizados. “Quem não for associado ao Sindjorce vai ter a oportunidade de fazer sua filiação na hora – e já vai poder participar do sorteio”, revela o presidente da entidade sindical.

Graças a parceiros como a ADUFC, o Sintaf, o mandato do vereador Dr. Porto, as assessorias AC Comunicação, AD2M e Capuccino Press; ao Sistema Fecomércio, à CDL, à FCDL, à Bancorbrás, aos hotéis Gran Marquise e Sonata de Iracema, Farmácias Pague Menos, Shopping Benfica, Super Lagoa, dentre outros, será possível realizar o evento, que é aguardado com ansiedade pelos jornalistas locais.

Para ter acesso à festa, o associado deve apresentar a carteira da FENAJ ou crachá da empresa na qual trabalha. Haverá pessoal do Sindjorce para identificar os freelancers. Estudantes de Jornalismo devem levar sua carteirinha.A entrada dá direito a um/a acompanhante.