Conheça a minuta do Plano de Lutas que será debatido no IV Encontro de Jornalistas em Assessoria de Imprensa

De 27 a 29 de outubro de 2023, o IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI) será palco de discussões cruciais para a profissão, destacando a luta coletiva dos jornalistas do Ceará e preparando o terreno para o XXII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), que acontecerá em Salvador, BA.

Parte central do encontro cearense gira em torno do “Plano de Lutas dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa do Ceará”, cuja minuta já está disponível para a categoria ao final desta matéria. Durante a plenária final do evento, agendada para o domingo, 29 de outubro, a partir das 9h, os participantes terão a oportunidade de sugerir emendas modificativas, aditivas e supressivas ao documento. As propostas contidas na chamada “Tese Única” do Ceará foram desenvolvidas com base nos princípios orientadores da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) para o ENJAI, e nas contribuições dos jornalistas do Ceará, coletadas durante a pesquisa “Vozes da Assessoria de Imprensa/Comunicação no Ceará”, realizada entre agosto e outubro pelo Sindjorce.

Organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce), o EEJAI tem como tema geral “Além das Ondas Digitais: Navegando Pelos Desafios da Assessoria de Imprensa na Era da Hiperconectividade”. O evento acontecerá no Anfiteatro Prof. Willis Santiago Guerra, na Faculdade de Direito da UFC, localizada na Rua Meton de Alencar S/N, Centro, Fortaleza/CE.

O encontro visa aprofundar a discussão sobre os desafios da assessoria de imprensa na era digital e promover a união dos profissionais dessa área. Além da discussão do Plano de Lutas, a programação do EEJAI inclui uma conferência sobre a regulamentação da função de assessor de imprensa na legislação brasileira e quatro painéis temáticos com debates intensos. O evento contará com a participação de 10 palestrantes renomados que compartilharão suas experiências e conhecimentos, proporcionando um total de 16 horas de aprendizado e oportunidades de networking.

As inscrições para o EEJAI estão abertas e as taxas são as seguintes:

• Profissional associado: R$ 25,00.
  • Profissional não associado: R$ 100,00.
  • Estudante: R$ 25,00.

Delegados para ENJAI

Vale destacar que o EEJAI Ceará desempenha um papel crucial na preparação para o XXII ENJAI, que tem o tema “Assessoria de Imprensa e os Desafios da Atualidade.” A representatividade do Ceará nesse evento nacional é de grande importância, e a EEJAI elegerá cinco delegados profissionais que terão a honra de representar o estado.

Funcionários de apoiadores com inscrição gratuita

Além disso, é importante ressaltar que os profissionais de comunicação relacionados aos apoiadores do evento podem se inscrever gratuitamente na EEJAI. Entre os apoiadores institucionais já confirmados estão a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a Prefeitura de Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), o Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema), o Sindicato dos Fazendários do Ceará (SINTAF), o Governo do Estado do Ceará, o Mandato da Deputada Federal Luizianne Lins, a Assembleia Legislativa do Ceará, e a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), bem como o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé e o Sindicato dos Servidores do IFCE.

Tese única do Ceará

Plano de Lutas do Ceará