Cripto.Baião: Sindjorce apoia evento sobre cibervigilância e segurança

Por que nosso CPF é solicitado nas farmácias e supermercados? Para onde vão nossas informações de localização no celular e o que podem fazer com elas? Para discutir sobre acesso a dados de usuários e também sobre vigilância, privacidade e liberdade nas redes, Fortaleza sedia, no próximo fim de semana, a Cripto.Baião. O evento, totalmente gratuito, começa no dia 29 de março (sexta-feira) de 2019, às 15h, na Assembleia Legislativa do Estado, com um debate sobre o projeto de lei que trata da proteção de dados pessoais no Ceará.

No, sábado, dia 30 de março, a programação acontecerá no Centro Cultural Belchior e na Casa de Cultura Digital, ambos na Praia de Iracema, das 9h às 22h. São palestras, oficinas e minicursos gratuitos. O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) é um dos apoiadores do evento, que tem o objetivo de difundir os conceitos e softwares de criptografia e privacidade com uma linguagem acessível e que possa contribuir para mais transparência e liberdade na internet.

Segurança contra Vigilância

Já disseram que os dados pessoais são o novo petróleo da economia. Ocorre que eles estão no centro de mais mudanças. Por um lado, o capitalismo tenta prever e modificar o comportamento humano como meio de produzir receitas e controle de mercado. Por outro, serve-se do monitoramento dos dados para nos vigiar. Em tempos de avanço conservador e medo, é preciso questionar como essas práticas autoritárias impactam a democracia e discutir saídas para termos segurança de fato.

Esse será o tema da primeira palestra da Cripto.Baião. Contará com a presença de: Sérgio Amadeu – professor da Universidade Federal do ABC, é um dos três representantes da comunidade acadêmica no Comitê Gestor da Internet (CGI.Br); Helena Martins – professora da UFC, é integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social; e Ricardo Moura – jornalista, é integrante do Fórum Popular de Segurança Pública.

Serviço:

Cripto.Baião

Debate sobre o projeto de lei que trata da proteção de dados pessoais no Ceará

Dia 29/03, às 15h, na Assembleia Legislativa do Estado

Segurança contra Vigilância

Dia 30, das 9h às 22h, no Centro Cultural Belchior e na Casa da Cultura Digital

Confira a programação completa em: https://www.facebook.com/events/2052345198389196/