Deputado Paulo Pimenta fará palestra na abertura 3º CONEJ e 21º ENJAI

O autor da proposta de emenda constitucional que determina a necessidade do diploma para o exercício da profissão de jornalista (PEC 386/2009), deputado federal Paulo Pimenta (PT), fará a palestra de abertura do 3º Congresso Nacional Extraordinário de Jornalistas (CONEJ) e 21º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI).

Os eventos, realizados pela Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, acontecem de 7 e 9 de dezembro, em Vitória/ES. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no endereço enjai.sindijornalistases.org.br.

Paulo Pimenta é jornalista. Sua atuação política começou aos 16 anos de idade, quando atuou como presidente do grêmio estudantil do Colégio Agrícola da UFSM. Foi presidente e vice-presidente da União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Sul. Exerceu dois mandatos de vereador pelo PT em Santa Maria, foi deputado estadual no RS, vice-prefeito de Santa Maria, e eleito quatro vezes deputado federal em 2002, 2006, 2010 e 2014.

A palestra de Paulo Pimenta tem como tema “Contrarreformas Trabalhista e Previdenciária e seus Impactos para a Categoria dos Jornalistas”. A conferência acontece na quinta-feira, 7/12, as 20horas e marca a abertura do 3º Conej e 21º Enjai.

Debates

Os eventos prevêem também a realização de quatro painéis. Na sexta-feira, 08/12, as 9horas, o diretor da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamantra), Juiz Luiz Eduardo Soares Fontenelle e o assessor jurídico da Fenaj, Claudismar Zupiroli, vão ser os palestrantes do painel “A Contrarreforma Trabalhista: Escravidão no Século 21”.

Às 14 horas, o vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Pedro Paulo Coelho e a advogada, membro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-ES, Maria Regina Couto Uliana vão debater a “Contrarreforma Previdenciária: Seguridade Social em Risco”.

Logo após, o painel “Precarização das Relações de Trabalho em Assessoria de Imprensa e Fraudes contra o Profissional Jornalista” terá como debatedores o vice- presidente da Fenaj, Guto Camargo, e a jornalista e advogada alagoana na área trabalhista e previdenciária, Graça Carvalho.

No sábado, 9/12, as 9horas, a presidente da FENAJ, Maria José Braga, comanda o debate sobre o tema “A Organização Sindical dos Jornalistas na Conjuntura de Desregulamentação do Trabalho”.

Minicursos

Temas de extrema importância para o exercício da função de assessor de imprensa vão estar em destaque em três minicursos que serão realizados na tarde de quinta-feira, 07/12. Entre os assuntos pautados para as oficinas estão: o “Jornalismo Sindical e os Desafios das Novas Mídias” e “Como Formalizar e Gerenciar as Atividades Financeiras dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa”.
Depois de enfrentar a greve da polícia militar do Espírito Santo que foi manchete internacional, a jornalista e superintendente de comunicação do Estado, Andrea Lopes, tem muito a falar sobre gestão de crise. Ela será a responsável pelo minicurso “A Comunicação e a Estratégia em Tempos de Crise”.

INSCRIÇÕES

De observadores (todos com direito a material e alimentação)
1) Jornalistas Profissionais: R$ 390,00 por pessoa.

2) Grupos a partir de dez profissionais indicados e/ou encaminhados por empresas, entidades e órgãos públicos: R$ 300,00 por pessoa.

3) Jornalistas filiados ao Sindijornalistas/ES – R$ 200,00

Os pagamentos podem ser feitos a vista ou pelo cartão de crédito em até 10 vezes.

4) Inscrições pelo site enjai.sindijornalistases.org.br

Inscrições de grupos: (27) 3222-2699 ou (27) 99759-2699