Diretores do Sindjorce participam do livro “O Ceará e a Resistência ao Golpe de 2016”

Capa do Livro - Ceará e a Resistência ao Golpe de 2016

Lançamento é mais uma ação de resistência ao golpe do MDP, FETAMCE e autores da obra

“O Ceará e a Resistência ao Golpe de 2016” é o título do livro que será lançado na próxima quarta-feira (24), às 19 horas, no Cine-Teatro São Luiz. A obra é uma coletânea de artigos de cearenses de diferentes áreas de atuação, que se posicionam contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, participa da publicação, com o artigo “Comunicadores foram às ruas defender a democracia e a mídia livre”, no qual narra a formação do coletivo “Comunicadores pela Democracia”, que nasceu da união de profissionais como jornalistas, publicitários e comunicadores populares, com o objetivo de fazer a contra narrativa ao golpe apoiado pela grande mídia empresarial.

Já a foto de capa do livro é do diretor de Ação Sindical do Sindjorce, Evilázio Bezerra. O registro fotográfico foi feito em uma das manifestações contra o impeachment realizada em Fortaleza. “Foi um dos maiores atos locais, com milhares de pessoas na Praça do Ferreira, no dia 18 de março”, afirma o repórter fotográfico, que integra o coletivo Comunicadores pela Democracia e também a Mídia Ninja no Ceará.

O livro é uma versão local do livro “Resistência ao Golpe de 2016”, livro lançado em maio, em âmbito nacional e que reúne artigos também de personalidades do meio jurídico, intelectuais e figuras públicas conhecidas.  A data de lançamento coincide com a semana que se comemora (28 de agosto) os 37 anos da Lei de Anistia, promulgada em 1979 e indicando o primeiro passo em direção à redemocratização do Brasil. O patrocínio do livro é o Movimento Democracia Participativa (organização suprapartidária criada para defender a manutenção da democracia no Brasil) de diversos movimentos sociais e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE).

A ideia de construção do livro surgiu pela necessidade de reunir, em uma coletânea especificamente cearense, textos de advogados, professores e operadores do direito, políticos, jornalistas, escritores e intelectuais, todos comprometidos com a resistência ao golpe, ainda que não necessariamente alinhados política ou partidariamente. O intuito da coletânea é de denunciar a trama em curso, bem como deixar registradas impressões sobre este momento grave da história política do país, colocando o Ceará como ativo na construção do debate político.

“Em 2016 ocorreu um golpe contra a democracia no Brasil. A Presidente da República, Dilma Rousseff, eleita pelo voto popular em 2014, sofreu um processo de impeachment pelo Congresso Nacional com a conivência do Supremo Tribunal Federal sem ter cometido nenhum crime de responsabilidade. A natureza do golpe jurídico-parlamentar foi reconhecida pelo Tribunal Internacional em Defesa da Democracia. O golpe de 2016 é indiscutível. O estado democrático de direito foi usurpado por uma aliança política espúria entre a direita mafiosa e corrupta do PMDB e a direita neoliberal ideológica representada pelo PSDB, que desde 2002, incapazes de chegarem ao governo pelo rito democrático, incorporaram a pulsão golpista que caracteriza a história da República Brasileira. Brasil é o país dos golpes contra governos progressistas.”, escreve Giovanni Alves, no prefácio do livro.

Com organização de Marcelo Uchôa, Inocêncio Uchôa, Antônio José e Letícia Alves, compõem a coletânea os políticos senador José Pimentel, deputado José Guimarães e vereador Deodato Ramalho; operadores do direito como Élder Ximenes Filho e Martônio Mont’Alverne; professores de direito como Cynara Mariano e Felipe Braga; o psicanalista Valton de Miranda Leitão, dentre outros, assim como entidades como Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e a Central Única dos Trabalhadores do Brasil.

Compõem a coletânea:

Aderbal Freire-Filho