Diretoria altera funcionamento do Sindjorce em decorrência da pandemia do Coronavírus

Em decorrência da pandemia da doença COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) adota procedimentos de segurança e saúde que alteram a rotina de trabalho da entidade a partir desta terça-feira, 17 de março.

O objetivo das medidas é reduzir os riscos de contaminação de funcionários, diretores e usuários dos serviços da organização laboral. O sindicato não suspenderá as suas atividades, pois entende que precisa estar funcionando para apoiar plenamente o trabalho dos jornalistas, que seguem em regime multiplicado de produção em virtude da cobertura da pandemia.

Acompanhe as medidas:

– O funcionamento do Sindjorce passa a ser de 9 às 16 horas, para que os funcionários não peguem transporte em horário de pico;

– O canal de atendimento prioritário do sindicato passa a ser o celular institucional, número (85) 98970-8634, que também é Whatsapp, em detrimento dos números de telefone fixo, de forma que a instituição possa prestar seus relevantes serviços mesmo que de forma remota;

– Em breve, a organização abrirá canal de sindicalização online, em sistema que deve ser implantado nos próximos dias. O cadastro virtual libera os profissionais que desejam se filiar à organização representativa máxima dos jornalistas do Ceará;

– Os serviços de emissão e renovação de carteira nacional e internacional de identidade do jornalista passam a demandar agendamento prévio, que deve ser feito pelo Whatsapp (85) 98970-8634. Infelizmente, por demandar a entrega de foto 3×4 com fundo branco e recolhimento de digital, o serviço precisa continuar a ser presencial, mas passará a ser realizado com alguma margem de organização e controle;

– Demais demandas, sejam instituições ou jurídicas, também devem ser previamente agendadas no canal (85) 98970-8634.

Informações sobre as atividades do Sindicato já agendas:

– A roda de conversa “O machismo e a misoginia por trás dos ataques à imprensa”, com as jornalistas Cristiane Bonfim (Sindeletro), Eduarda Talicy (O Povo) e Luana Barros (Sistema Verdes Mares), marcada para o dia 28 de março, fica suspensa por tempo indeterminado;

– A oficina “Cobertura de crises na Saúde: Caso Coronavírus”, agendada para o dia 4 de abril (sábado), no auditório do Sindjorce, fica mantida, mas as vagas serão reduzidas para um total de 20 pessoas, divididas em dois turnos de no máximo 10 pessoas cada, um das 9h às 12h e outro das 13h às 16h. Os participantes serão consultados sobre o estado de saúde;

– Já os demais eventos do Sindjorce Qualifica, Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, ficam também suspensos por tempo indeterminado e serão agendas tão logo o Estado de Emergência Pandêmica seja reavaliado pelas autoridades sanitárias.

“Considerando a função constitucional do sindicato, ao qual cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria profissional, o que inclui a preservação de suas condições de saúde e ambiente saudável de trabalho, permaneceremos funcionando, ainda que com a adoção de medidas preventivas. O Sindjorce não pode parar enquanto os jornalistas estão nas ruas, seja cobrindo a pandemia ou na assessoria de imprensa da crise causada pelo coronavírus”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindicato.