Diretoria do Sindjorce inicia semana de atividades no Cariri

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) iniciou, nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, a programação de mais uma edição do projeto Sindjorce Itinerante na região do Cariri. Até o dia 18 de agosto (sábado), a presidente da entidade, Samira de Castro; o secretário-geral, Rafael Mesquita; a diretora de Administração e Finanças, Germana McGregor; e o funcionário Macell Davis estarão em Juazeiro do Norte e no Crato, levando serviços de sindicalização e emissão de carteiras nacional e internacional de jornalista.

“A ideia do Sindjorce Itinerante é levar os serviços e a política sindical aos profissionais que atuam fora de Fortaleza e Região Metropolitana”, comenta Samira de Castro, que também é 2ª tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Esta é a terceira edição do projeto no Cariri, considerado polo de educação com potencial para produção de Jornalismo regional e a consequente ampliação do mercado de trabalho para a categoria.

Pela manhã, logo às 6h30, os dirigentes sindicais participaram ao vivo do programa Jornal da Tempo, com o apresentador Francisco Fabiano, na Tempo FM. Falaram sobre a agenda de atividades na região e sobre as tratativas para realização do Encontro Regional dos Jornalistas do Cariri, que deve acontecer em setembro próximo, com apoio dos governos locais. “Queremos trazer o debate sobre a importância do Jornalismo nesse cenário de profusão de notícias falsas”, disse a presidente.

Em seguida, o grupo se reuniu com a professora Lindaura Pinheiro, para tratar sobre a possibilidade de parceria  com o CELP (Centro de Educação Lindaura Pinheiro), no âmbito de um Mestrado em Comunicação. “O Mestrado, na modalidade stricto sensu, será realizado em parceria com a Universidade Paulista (UNIP), a quem caberá a proposta pedagógica, todo o corpo docente e a seleção dos alunos. Devem ser disponibilizadas 25 vagas. A proposta é que o Sindjorce seja parceiro da iniciativa”, afirmou a professora.

No início da tarde, a diretoria participou ao vivo do programa Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, apresentado pelo jornalista Franzé Sousa. Rafael Mesquita falou sobre a importância da sindicalização frente à reforma trabalhista, sobre os eventos do Sindjorce na região e sobre a possibilidade de eleição de um delegado regional para o 38º Congresso Nacional dos Jornalistas, que deve acontecer na Capital cearense em dezembro deste ano.

A última agenda do dia foi no Jornal do Cariri, onde os dirigentes sindicais conversaram com os colegas na redação e aproveitaram para divulgar as campanhas “Sindicalização: a melhor defesa contra a reforma trabalhista” e “Todo jornalista tem direitos”. “A receptividade da categoria tem sido muito boa, sobretudo para conhecer in loco as demandas dos operários da notícia e fazer os encaminhamentos necessários, sejam jurídicos ou políticos”, frisa Samira de Castro.

Confira a agenda no Cariri

Dia 14/08 (terça-feira)

9h30 –  Visita à Prefeitura de Juazeiro do Norte

11h30 – Visita à TV Verde Vale

14h30 – Prospecção de parceiros para convênios em Juazeiro

18h30 – Curso “Telejornalismo hoje: textos e vídeos para reportagem hipermídia”, no Senac Juazeiro (Rua São Luís, s/n, bairro São Miguel)

Dia 15/08 (quarta-feira)

7h – Programa Antônio Vicelmo (Rádio Educadora do Cariri)

10h – Visita à Prefeitura do Crato

11h30 – Visita ao Sistema Jangadeiro de Comunicação –TV e Rádio

14h – Visita à Rádio Princesa FM

Tarde de prospecção de convênios no Crato

17h – Retorno para Juazeiro

18h – Encontros Universitários UFCA

Dia 16/08 (quinta-feira)

10h às 12h – Atendimento aos jornalistas para sindicalização e renovação de carteiras (Sindicato dos Servidores Municipais do Crato).

12h30 – Almoço

14h – Prospecção de parceiros para o Encontro Regional no Cariri

Dia 17/08 (sexta-feira)

9h30 – Reunião com Prefeito de Exu/PE