Em Dia Nacional de Luta, Sindjorce reforça pedido por vacinação de jornalistas contra Covid-19

Atendendo ao chamamento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) reforçou a luta local pela inclusão dos trabalhadores da mídia no Plano Nacional de Imunização (PNI). No Estado, o Dia Nacional de Luta Pela Vacinação dos Jornalistas contou com atividades nas ruas e nas redes.

A diretoria do Sindjorce amanheceu, no dia 9 de junho, em frente à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), onde foi realizado um ato simbólico, chamando a atenção para o números de jornalistas mortos pela Covid-19 e pela necessidade de vacinação dos operários e operárias da notícia que estão na linha de frente de cobertura da pandemia.

De acordo com o último levantamento do Departamento de Saúde e Previdência da FENAJ, desde o começo da pandemia, já foram registradas 235 mortes de jornalistas por Covid-19. Somente nesse ano, a média foi de uma morte por dia no mês de março.

Três carros de som rodaram as principais ruas da Capital cearense, mobilizando a população para a questão da vacinação da categoria. Além disso, as e os jornalistas ocuparam as redes sociais digitais com o tuitaço e instagramaço #VacinaAImprensaCamilo. Muitos colegas postaram fotos vestidos de azul, seguindo a mobilização proposta pela FENAJ.

Integrantes da diretoria do Sindjorce, liderados pelo presidente, Rafael Mesquita, foram recebidos pela  titular da Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo, Zelma Madeira. No encontro, foi renovado o pedido pela vacinação prioritária da imprensa cearense, uma pauta que o Sindicato local aborda desde janeiro desse ano.