Em Fortaleza, mais de 30 mil vão às ruas em defesa da Previdência

Na última sexta-feira (22/03), Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Previdência Pública, centrais sindicais, movimentos sociais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizaram mais de 50 atos na Capital e no interior do Ceará. Em Fortaleza, a manifestação, que teve concentração na Praça da Imprensa, passou pela sede do INSS e terminou na Praça Portugal, no coração do bairro Aldeota, reuniu mais de 30 mil pessoas.

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) participou da manifestação em Fortaleza, com a presidente, Samira de Castro; o secretário-geral, Rafael Mesquita; a diretora de Administração, Germana McGregor; o diretor de Ação Sindical, Evilázio Bezerra; o diretor de Comunicação, Nathan Camelo, e o diretor executivo, Mirton Peixoto. A diretoria aproveitou para denunciar a situação dos jornalistas de mídia impressa, em campanha salarial, que decretaram estado de greve.

“57 cidades, mais de 30 mil pessoas só na capital, seis centrais sindicais e trabalhadores de vários setores nas ruas para dizer que a reforma proposta pelo eleito é pior do que a de Temer e atinge principalmente as mulheres”, disse o presidente da CUT-CE, Wil Pereira. Além das centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos, os deputados estaduais cearenses reforçaram a importância do ato em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Com as regras propostas pelo atual governo, o trabalhador terá o aumento da idade mínima e do tempo de serviço para se aposentar, além de reduzir o valor das aposentadorias, o que vai obrigar a muita gente a, literalmente, trabalhar até morrer. Por exemplo, com as novas regras, as mulheres terão que trabalhar até os 62 anos (mínimo de 20 de contribuição) e os homens 65 (também com mínimo de 20 anos de contribuição). Isso sem falar que para receber a aposentadoria integral, serão necessários 40 anos de contribuição.

Com informações da CUT-CE

Fotos: Evilázio Bezerra e James Souza