FENAJ em defesa da educação pública!

A Federação Nacional dos Jornalistas apoia e se integra às manifestações, atividades e ações em defesa da educação pública que se alastram pelo país. A FENAJ conclamam a categoria dos jornalistas e toda a população para que participem das mobilizações desta quarta-feira, 15 de maio, convocado como Dia Nacional de Greve da Educação.

Denunciamos e nos somamos à resistência e ao enfrentamento do desmonte e ataques praticados pelo governo Bolsonaro contra o ensino, a extensão, a pesquisa e o desenvolvimento científico no país. Os mais recentes ataques são contra as instituições federais de ensino superior, com drásticos cortes de recursos, de bolsas, programas e projetos, perseguições políticas e ideológicas aos professores, servidores e estudantes e às ciências sociais e humanas. Lembramos que as universidades federais, por exemplo, são responsáveis por mais de 90% da produção científica do Brasil.

Também não aceitamos que o governo Bolsonaro explore um dos direitos constitucionais da sociedade brasileira para fazer chantagem, propondo trocar a liberação de recursos para a educação pela aprovação da sua proposta de reforma da previdência, outro dos seus gravíssimos ataques contra os trabalhadores e os segmentos mais necessitados e vulneráveis da população.

Somos conscientes da importância fundamental da educação, sobretudo por meio de políticas e instituições públicas, para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país, soberania e exercício da cidadania e a construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática. Compreendemos o papel da educação para a humanidade e o processo civilizatório e, igualmente, sabemos da relevante necessidade de formação profissional de nível superior para o exercício do Jornalismo.

Por isso, a FENAJ e seus Sindicatos filiados historicamente vêm lutando e agindo em defesa da educação. Sob a liderança da FENAJ, somos a única categoria profissional que “ousou” propor um programa permanente de qualidade do ensino para a formação do jornalista e de construí-lo democraticamente com a comunidade acadêmica. Trata-se do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino de Jornalismo, que teve sua primeira versão aprovada em 1997.  Frequentemente atualizado, o Programa é um patrimônio da área comunicacional e foi, inclusive, uma das bases na elaboração das atuais Diretrizes Nacionais Curriculares do MEC para os cursos de Jornalismo.

Com essa consciência e trajetória histórica, a FENAJ mais uma vez se soma à luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, assim como defende a garantia de investimentos na pesquisa científica, incluídas as ciências humanas e sociais, e inovação tecnológica.

Nesta quarta-feira, dia 15 de maio, estaremos todos e todas juntos em defesa da educação!

Brasília, 13 de maio de 2019.

Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)