Formação gratuita do Sindjorce em Juazeiro lota auditório do Senac

Com recorde de inscritos e a participação efetiva de 40 pessoas, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realizou, nos dias 14, 16 e 18 de agosto o curso “Telejornalismo hoje: textos e vídeos para reportagem hipermídia”, nas dependências do Senac de Juazeiro do Norte. Ministrado pelo secretário-geral da entidade e diretor de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita, a formação foi a primeira no segmento a ser ofertada pela entidade sindical cearense.

O curso teve aulas teóricas, propondo uma análise da atuação jornalística em televisão e sobre os novos formatos promovidos pela inovação tecnológica. A proposta da formação consistiu em aulas interativas que combinaram exposição teórico-prática, análise de casos e debate com os estudantes. Também foi apresentado e discutido o cenário de convergência midiática, que inclui, pelo menos, a web, as redes sociais e a chegada do streaming.

Na última aula, ministrada pelo repórter cinematográfico, documentarista e professor municipal de Juazeiro, Jeorge Ulisses de Alencar, os alunos puderam conversar sobre a imagem jornalística, a linguagem televisiva e a parte técnica da produção de imagens cinematográficas. “Falamos sobre planos de ambiente, planos de expressão, passagens e enquadramento”, comenta o facilitador. Além disso, Jeorge exibiu vasto material produzido por ele e outros profissionais locais e do Brasil, em pautas no Cariri.

Todos os participantes receberão seus certificados por e-mail. “Esse curso foi fruto de um esforço do Sindjorce em proporcionar qualificação profissional aos jornalistas e estudantes da região. Esperamos voltar com outras capacitações, sobretudo na área de assessoria de imprensa”, comentou a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA