Guimarães quer profissionais de comunicação entre prioridades na vacinação contra gripe

Medida foi articulada pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará e resguarda trabalhadores de atividades reconhecidas como essenciais por decreto presidencial

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT/CE), solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão de jornalistas e demais profissionais da comunicação no grupo prioritário de vacinação contra a gripe (H1N1, H2N3 e Influenza B). A proposição do parlamentar atendeu articulação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce).

A vacina contra a gripe não protege contra o novo Coronavírus. Mas é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções. Os jornalistas têm 52% de chances de contágio pela Covid-19, segundo levantamento feito por pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Copre/UFRJ).

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Guimarães ressalta que a medida também vai resguardar trabalhadores que, assim como os da área da saúde, têm contribuído com o esclarecimento sobre a pandemia. “Graças aos profissionais de imprensa, estamos conhecendo as estratégias de prevenção e controle da doença. Nada mais justo que a categoria, que tem sido exposta aos riscos de contaminação para realizar entrevistas e coberturas, esteja prevenida contra doenças como a gripe”, defende.

Serviço essencial

De acordo com o Decreto Nº 10.288, as atividades e os serviços relacionados à imprensa são considerados essenciais. O mesmo documento também legitima medidas para evitar o adoecimento desses profissionais.

Com base no decreto presidencial e em pesquisas que apontam o grau de risco de contaminação dos jornalistas, o Sindjorce solicitou à Secretaria Estadual da Saúde (SESA), no dia 26 de março, a inclusão dos trabalhadores da mídia na campanha de vacinação contra a H1N1. A resposta da SESA, que tem sido parceira da entidade sindical em campanhas de imunização desde 2016, foi que o Ministério da Saúde já havia estabelecido os públicos prioritários no calendário de 2020.

Também a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enviou, no fim de março, ofício ao Ministério da Saúde, solicitando a inclusão dos profissionais jornalistas ao grupo prioritário de vacinação da gripe. Até o momento, o pedido segue sem resposta.

Leia a íntegra da INC Nº 409/2020 apresentada por Guimarães: https://bit.ly/2VzvWht

Com informações da Assessoria do Deputado José Guimarães


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA