Jornalismo cearense lamenta o falecimento de Anderson Sandes

É com profundo pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) comunica o falecimento do jornalista José Anderson Freire Sandes, ocorrido nesta segunda-feira, 11 de setembro. Ele foi membro fiel da nossa instituição, inscrito sob o número 600 desde 20 de agosto de 1984.

Com 69 anos de idade e 40 de filiação ao sindicato, Anderson era atualmente suplente na delegacia regional do Sindjorce no Cariri. Além disso, Sandes integrou a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas. Referência no jornalismo cearense, o profissional nos deixa devido a complicações de um câncer pulmonar.

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2001-2004) e Bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1975-1979), Anderson Sandes dedicou-se à prática jornalística e à docência com paixão e excelência. Durante 28 anos, ele foi editor do Caderno de Cultura e variedades do Jornal Diário do Nordeste (Fortaleza-CE), contribuindo para a disseminação da cultura e das artes em nosso estado, e, desde 2010, desempenhava um papel fundamental como professor do Curso de Jornalismo vinculado à Universidade Federal do Cariri – UFCA, tendo também ocupado a função de Coordenador de Comunicação Institucional de novembro de 2013 a outubro de 2016.

Neste momento de grande tristeza, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos, aos companheiros de luta e aos alunos de José Anderson Freire Sandes.

A despedida está marcada para esta terça-feira, 12 de setembro, no Jardim Metropolitano, com o velório iniciando às 8h, seguido da missa às 10h e do sepultamento às 10h30.

Que possamos todos prestar nossas homenagens a esse grande ser humano que tanto contribuiu para nossa profissão e nossa cultura.