O jornalista Eliomar de Lima, colunista do jornal o Povo, vai receber do Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região, a Comenda Ordem no Grau de Oficial, por meio da indicação do desembargador José Antônio Parente da Silva, com unanimidade de seus pares. A solenidade será no dia 6 de dezembro deste ano, na sede do TRT da 7ª Região, na Aldeota.
Eliomar de Lima nasceu em Fortaleza, no dia 11 de dezembro de 1962. É jornalista, radialista, colunista, blogueiro professor e escritor de histórias infantis. Tem especialização em Gestão da Comunicação nas Organizações (UFC).
Começou a carreira aos 21 anos, como locutor da Rádio Uirapuru. Posteriormente passou a escrever para o jornal O Povo, onde mantém e uma coluna que também pode ser lida no portal O POVO Online. Trabalhou no Jornal de Hoje e nos jornais Tribuna do Ceará e O Estado, na rádio O Povo CBN e na TV O Povo.
Em 2017, o jornalista foi agraciado com a Medalha Boticário Ferreira, outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza. Também da CMFor recebeu, em 2011, a Medalha Antônio Drummond, em reconhecimento ao seu serviço jornalístico.
Em 2012 foi considerado um dos 30 cearenses mais influentes do ano, de acordo com uma enquete realizada pela revista Fale!.
Desde 2007 tem o próprio blog, intitulado Blog do Eliomar, incorporado ao jornal O Povo, onde aborda, entre outros, assuntos relativos à cidade, política, economia de Fortaleza e região. Em 2009 o blog registrou um milhão de acessos.
Em junho de 2014 os alunos do 5º período de Jornalismo da disciplina Audiovisual do Centro Universitário Estácio do Ceará desenvolveram um documentário sobre um pouco da vida do jornalista, e mostraram com exclusividade como Eliomar de Lima desenvolve o seu trabalho. O documentário é assinado por Erivelton Melo, Katherine Gomes, Rebeca Rodrigues e Wladya Vasconcelos.