Jornalistas aprovam adesão à greve geral de 30 de junho

Os jornalistas do Ceará confirmaram, em assembleias realizadas nesta quarta-feira, 28 de junho, a participação da categoria na greve geral convocada pelas centrais para esta sexta-feira, 30 de abril. Foram realizados debates com os profissionais do Diário do Nordeste, O Povo e O Estado, além de assembleia na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará  (Sindjorce).

Diretoria do Sindjorce conversa com profissionais no jornal O Estado

O encaminhamento é a participação dos operários da notícia na manifestação geral do dia, que acontecerá no Centro de Fortaleza, a partir das 9h, com concentração na Praça da Bandeira. Além disso, haverá ato às 15h no dia Diário e às 16h no O Povo. Já no jornal O Estado, como praticamente não há expediente na sexta-feira, a atividade acontecerá somente na segunda-feira, dia 3 de julho, às 17h.

Os jornalistas também irão encampar a cobertura colaborativa da greve geral, através dos coletivos Mídia Ninja e Comunicadores Pela Democracia, que se articulam junto às frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, organizadoras do ato.
Nas manifestações programadas, além de combater as reformas trabalhista e da Previdência, os profissionais de jornalismo colocam em campo a luta por reajuste salarial para os profissionais de jornais e revistas; rádio e televisão; e Assessoria de Imprensa.
“Nossa luta é contra o desmonte dos direitos previdenciários e trabalhistas, por eleições diretas para presidente e por valorização profissional nos veículos de comunicação e demais locais de trabalho dos jornalistas. Queremos respeito ás negociações coletivas e reajuste  salarial digno”, destaca Samira de Castro, presidente do Sindjorce.
“Os jornalistas cearenses têm mostrado que estão dispostos a resistir e lutar diante desta tão perversa conjuntura de caça aos direitos, desmonte do Estado e alterações no mundo do trabalho. Não vamos nos calar e estaremos nas ruas pautando a defesa do trabalho decente no jornalismo”, destaca Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindjorce.