Jornalistas cearenses elegem Comissão Eleitoral e aprovam calendário das eleições sindicais

09Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária na sede do Sindjorce, na terça-feira, dia 19 de abril, os associados à entidade elegeram os membros da Comissão Eleitoral que irá coordenar o processo de eleição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Delegados junto à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Comissão de Ética do sindicato, bem como da FENAJ.

A presidente do Sindjorce, Samira de Castro, explicou o edital de convocação das eleições da FENAJ, enviado aos sindicatos no dia 8 de abril de 2016. Pelo Estatuto do Sindjorce, as eleições para renovação da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Comissão de Ética e Delegados Representantes junto à Federação serão realizadas trienalmente e deverão ocorrer nas mesmas datas e simultaneamente às da direção da FENAJ, que foram marcadas para os dias 19, 20 e 21 de julho do presente ano.

Inicialmente a mesa apresentou à assembleia proposta de eleição de uma comissão mista, de cinco membros, sendo três jornalistas os únicos responsáveis pelo processo da FENAJ, eleitos como titulares, e dois não-jornalistas eleitos como suplentes, integrando a comissão eleitoral da eleição do Sindjorce.

Foi aberto debate sobre a composição de titulares e suplentes da comissão. Foram apresentadas duas propostas de votação dos candidatos à Comissão. A primeira pelo secretário-geral do Sindjorce, Rafael Mesquita, que propôs a votação nominal nos signatários e a eleição de titulares e suplentes por ordem de votação de cada candidato. A segunda, foi colocada pelo associado Livino Neto, que propôs a eleição por chapas e a composição da comissão por proporcionalidade de votos de cada grupo concorrente. Após votação, foi aprovada a proposta de eleição nominal.

Integram a Comissão Eleitoral os jornalistas Mariana Cunha (23 votos), Roberto Douglas (23 votos) e Luciana de Paula (22 votos), além das servidoras municipais de Caucaia Catarina Lima (24 votos) e Karla Bessa (21 votos). O profissional de saúde Quintino ficou com 5 votos, e o comerciário Tarcísio recebeu 4 votos. Ambos não foram eleitos para a Comissão.

Ficou estabelecido também pela assembleia, que os três jornalistas integrantes da Comissão – Mariana Cunha, Roberto Douglas e Luciana de Paula – coordenarão a eleição da FENAJ localmente.

Os titulares da Comissão Eleitoral, entre si, elegerão seu presidente e secretário. Além dos membros efetivos, eleitos em assembleia, serão integrados à Comissão um representante de cada chapa, após encerrado o prazo de registro de candidaturas, conforme reza o Estatuto do Sindjorce.