Jornalistas cearenses vão eleger direções do Sindjorce e da FENAJ

Nos dias 16, 17 e 18 de julho, os jornalistas cearenses vão às urnas para a escolha dos seus quadros diretivos para o triênio 2019–2022. A eleição é dupla, para renovação da direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce) e também para a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Tanto na eleição local como na nacional há apenas uma única chapa. No Ceará, o coletivo “Ousar e Lutar: Sindjorce de Todes”, tem como candidato a presidente o  jornalista Rafael Mesquita. Para a Federação, a Chapa “Audálio Dantas: FENAJ em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da Democracia” é liderada por Maria José Braga, profissional de Goiás, que busca a reeleição.

O Ceará conta com três candidatos à direção da FENAJ: Samira de Castro (segunda vice-presidenta), Rafael Mesquita (Departamento de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral) e Evilázio Bezerra (Departamento de Mobilização dos Jornalistas em Produção de Imagens).

Além das direções do Sindjorce e da FENAJ, a categoria também vai escolher os integrantes das Comissões de Ética Estadual e Nacional. Cinco jornalistas inscreveram-se para os cargos na Comissão Nacional de Ética: Claudia de Abreu, do Rio de Janeiro; Kardé Mourão, da Bahia; Osnaldo Moraes, de Pernambuco; Pinheiro Sales, de Goiás e Salomão de Castro, do Ceará.

Candidatos à Comissão Estadual de Ética

A Chapa Ousar e Lutar é composta por 20 integrantes e cinco candidatos à Comissão Estadual de Ética: Iracema Sales, Telma Costa, Ivan Moura, Paulo Rogério e Conceição Rodrigues.

Já os candidatos avulsos à Comissão de Ética são: Ana Alice Nogueira Lopes, Angela Maria Marinho Pereira, Rita da Silveira Gomes e José Anderson Freire Sandes.

Quem pode votar

De acordo com o Estatuto do Sindjorce, no seu Art. 66, é eleitor o associado que tenha ingressado no quadro social do Sindicato até a data da publicação do Edital de Convocação (12 de junho de 2019); e que até 10 dias corridos antes da data da eleição tiver quitado as mensalidades; e estiver em gozo dos direitos conferidos pelo Estatuto do Sindicato.

Durante o pleito, funcionarão seis urnas, de 8h às 18h, sendo uma na sede da entidade, uma no Jornal O Povo, uma no Sistema Verdes Mares e três itinerantes: uma que percorrerá os locais de trabalho com maior concentração de profissionais, uma para colher votos de pessoas impossibilitadas de locomoção e uma em Juazeiro do Norte/Crato. No dia 18, funcionará apenas a urna localizada na sede do Sindicato, com a votação estendendo-se até às 20 horas.

URNA VOLANTE 01

Dias 16 de julho de 2019

LOCAL HORARIO
Câmara Municipal 8h às 10h30
TV Jangadeiro 11h às 12h
TV Ceará 14h às 15h
TV Jangadeiro 15h às 16h30

Dia 17 de julho de 2019

LOCAL HORARIO
TV Cidade 9hs às 11h
UFC 11h30 às 12h30
TV Cidade 13h30 às 14h30
TV Jangadeiro 15h às 17h

URNA VOLANTE 02

Dias 16 e 17 de julho de 2019

Eleitores impossibilitados

URNA VOLANTE 03

Dias 16 e 17 de julho de 2019

LOCAL JUAZEIRO/CRATO

Confira as candidaturas homologadas para o Sindjorce e Comissão Estadual de Ética

CHAPA ÚNICA – OUSAR E LUTAR

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: RAFAEL MESQUITA

Secretária Geral: LUIZETE VICENTE

Diretora de Administração e Finanças: GERMANA MCGREGOR

Diretora de Comunicação, Cultura e Eventos: SAMIRA DE CASTRO

Diretor de Ação Sindical: MIRTON PEIXOTO

Diretora de Direitos Humanos: JULYTA ALBUQUERQUE

Diretor de Segurança e Defesa do Exercício Profissional: EVILÁZIO BEZERRA

Diretor Jurídico e Previdenciário: NATHAN CAMELO

Suplência – FRANCISCO FERREIRA DA SILVA, FRANCISCO ANTONIO DE SOUZA, EMANUEL CARLOS DA SILVA

CONSELHO FISCAL – HUMBERTO SIMÃO; DEDIANE SOUZA; CLAUDIANE LOPES; Suplência: MARIANA CUNHA

REPRESENTANTES JUNTO À FENAJ – DÉBORAH LIMA, POLIANNA UCHOA; Suplência: WASHINGTON NOGUEIRA.

DELEGADOS REGIONAIS DO CARIRI – ELIZANGELA SANTOS; Suplência: KENNEDY SALDANHA.

COMISSÃO ESTADUAL DE ÉTICA – IRACEMA SALES; TELMA COSTA, IVAN MOURA, PAULO ROGÉRIO RAMOS, CONCEIÇÃO RODRIGUES.

CANDIDATOS AVULSOS À COMISSÃO ESTADUAL DE ÉTICA: ANA ALICE NOGUEIRA LOPES, ANGELA MARIA MARINHO PEREIRA, RITA DA SILVEIRA GOMES e JOSÉ ANDERSON FREIRE SANDES.