Começou na terça-feira (16/07) a votação para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), bem como dos cinco novos integrantes das Comissões Estadual (CEE) e Nacional de Ética (CNE). As eleições, por voto direto e secreto de cada jornalista sindicalizado e em dia com sua entidade sindical, estendem-se até esta quinta-feira (18/07) até às 20h.
A votação para a diretoria dá-se por meio de chapa única para o Sindjorce e para a FENAJ. No Ceará, o coletivo “Ousar e Lutar: Sindjorce de Todes” tem como candidato a presidente o jornalista Rafael Mesquita. Para a Federação, a Chapa “Audálio Dantas: FENAJ em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da Democracia” é liderada por Maria José Braga, profissional de Goiás, que busca a reeleição.
O Ceará conta com três candidatos à direção da FENAJ: Samira de Castro (segunda vice-presidenta), Rafael Mesquita (Departamento de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral) e Evilázio Bezerra (Departamento de Mobilização dos Jornalistas em Produção de Imagens).
Cinco jornalistas inscreveram-se para os cargos na Comissão Nacional de Ética: Claudia de Abreu, do Rio de Janeiro; Kardé Mourão, da Bahia; Osnaldo Moraes, de Pernambuco; Pinheiro Sales, de Goiás e Salomão de Castro, do Ceará.
Candidatos à Comissão Estadual de Ética
A Chapa Ousar e Lutar é composta por 20 integrantes e cinco candidatos à Comissão Estadual de Ética: Iracema Sales, Telma Costa, Ivan Moura, Paulo Rogério e Conceição Rodrigues.
Já os candidatos avulsos à Comissão de Ética são: Ana Alice Nogueira Lopes, Angela Maria Marinho Pereira, Rita da Silveira Gomes e José Anderson Freire Sandes.
Quem pode votar
De acordo com o Estatuto do Sindjorce, no seu Art. 66, é eleitor o associado que tenha ingressado no quadro social do Sindicato até a data da publicação do Edital de Convocação (12 de junho de 2019); e que até 10 dias corridos antes da data da eleição tiver quitado as mensalidades; e estiver em gozo dos direitos conferidos pelo Estatuto do Sindicato.
Por deliberação da Comissão Eleitoral Local, nesta quinta-feira, funcionará a urna na sede do Sindjorce, até 20h, e uma urna volante (para coleta de votos de pessoas com problemas de locomoção ou motivo de doença) até 18h.
Jornal O Povo impede urna
Num caso de prática antissindical, a direção do jornal O Povo impediu a colocação de urna em sua sede durante o período solicitado pela Comissão Eleitoral Local, fato nunca registrado nas eleições sindicais do Ceará, em 66 anos de história. Historicamente, o pleito sempre contou com uma (chegou a ter duas) urnas na sede da empresa, durante dois dias.
Nessa eleição, a Comissão Eleitoral Local solicitou acesso ao jornal para os dias 16 e 17 de julho, das 8h às 18h, mas a direção não respondeu o ofício. Depois de muitas ligações para prepostos da empresa, foi liberado o Espaço O Povo de Cultura e Arte, apenas das 11h às 14h, no dia 16 de julho. O intervalo foi insuficiente para a coleta de todos os votos da redação.
Um apelo, via ofício, foi feito pela Comissão Eleitoral Nacional, que organiza as eleições da FENAJ, mas e empresa não atendeu. Desta forma, a urna foi colocada na calçada do periódico, no primeiro dia, e na calçada de uma lanchonete, na rua lateral ao jornal, no segundo dia.
Confira as candidaturas homologadas para o Sindjorce e Comissão Estadual de Ética
CHAPA ÚNICA – OUSAR E LUTAR
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: RAFAEL MESQUITA
Secretária Geral: LUIZETE VICENTE
Diretora de Administração e Finanças: GERMANA MCGREGOR
Diretora de Comunicação, Cultura e Eventos: SAMIRA DE CASTRO
Diretor de Ação Sindical: MIRTON PEIXOTO
Diretora de Direitos Humanos: JULYTA ALBUQUERQUE
Diretor de Segurança e Defesa do Exercício Profissional: EVILÁZIO BEZERRA
Diretor Jurídico e Previdenciário: NATHAN CAMELO
Suplência – FRANCISCO FERREIRA DA SILVA, FRANCISCO ANTONIO DE SOUZA, EMANUEL CARLOS DA SILVA
CONSELHO FISCAL – HUMBERTO SIMÃO; DEDIANE SOUZA; CLAUDIANE LOPES; Suplência: MARIANA CUNHA
REPRESENTANTES JUNTO À FENAJ – DÉBORAH LIMA, POLIANNA UCHOA; Suplência: WASHINGTON NOGUEIRA.
DELEGADOS REGIONAIS DO CARIRI – ELIZANGELA SANTOS; Suplência: KENNEDY SALDANHA.
COMISSÃO ESTADUAL DE ÉTICA – IRACEMA SALES; TELMA COSTA, IVAN MOURA, PAULO ROGÉRIO RAMOS, CONCEIÇÃO RODRIGUES.
CANDIDATOS AVULSOS À COMISSÃO ESTADUAL DE ÉTICA: ANA ALICE NOGUEIRA LOPES, ANGELA MARIA MARINHO PEREIRA, RITA DA SILVEIRA GOMES e JOSÉ ANDERSON FREIRE SANDES.