Jornalistas do Diário entregam abaixo-assinado à Chefia exigindo reajuste digno

DN_SIMB3Jornalistas do Diário do Nordeste estão reivindicando, em abaixo-assinado, reconhecimento profissional, com o pagamento de reajuste salarial digno para fechamento da Campanha Salarial 2014/2015 de Mídia Impressa. O documento, com 77 assinaturas, foi entregue ao diretor-editor, Ildefonso Rodrigues, na semana passada. Abaixo-assinado com o mesmo teor foi protocolado no Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) na terça-feira (08/09), solicitando a realização de uma assembleia “com o único objetivo de definir pela aprovação ou não da proposta patronal e ainda que a empresa zele pela resolutividade nessa empreitada”.

“Neste contexto no qual os profissionais são cada vez mais cobrados em acumular capacidades múltiplas, parece-nos paradoxal que esse reconhecimento não nos seja dado com o pagamento de reajuste digno que minimamente recomponha as perdas acumuladas ao longo dos últimos meses”, afirmam os jornalistas no abaixo-assinado.

Temos consciência dos esforços do Sindjorce, afirmam profissionais

Ainda de acordo com documento, os profissionais da maior redação do Ceará reivindicam o fechamento da Campanha Salarial 2014/2015 de Mídia Impressa, com “a urgência e o respeito que nós trabalhadores merecemos”. “Temos consciência dos esforços do sindicato na busca de melhores condições de trabalho”, dizem os jornalistas.

A Campanha Salarial 2014/2015 é alvo de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT). O procurador Cláudio Alcântara Meireles requisitou do Diário do Nordeste, O Povo e O Estado os balanços financeiros dos últimos três anos, para avaliar se o reajuste oferecido pelos jornais – de 1,5% de ganho real no piso e 1% de ganho acima da inflação para demais salários – é compatível com a situação financeira das empresas.

Jornais entregam balanços financeiros ao MPT

Segundo Cláudio Alcântara, os jornais entregaram os balanços na semana passada. Os documentos serão analisados por um contador do MPT. O Sindjorce não terá acesso aos dados apresentados pelas empresas porque o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Ceará (Sindjornais) solicitou sigilo das informações, o que foi deferido pelo procurador.

Com a aproximação da data-base da categoria, que é 1º de setembro, o Sindjorce realizou uma assembleia, no dia 20 de agosto, na qual foi aprovada a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015/2016. A categoria reivindica reajuste linear de 16% (inflação mais 5% de ganho real), cursos de capacitação custeados pelas empresas através de permutas, licenças maternidade e paternidade ampliadas, além da cláusula de Segurança dos Jornalistas, que prevê comissões nas redações para avaliar os riscos das pautas, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o direito de recusa em caso de pautas que representem risco à vida dos profissionais.

“O abaixo-assinado dos colegas do Diário do Nordeste demonstra que a categoria exige respeito e valorização pelo nosso trabalho. Temos conquistado ganhos salariais acima da inflação, mas as empresas ainda resistem em implantar em Convenção uma política de benefícios indiretos, como vale-refeição, cesta básica e plano de saúde”, avalia a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.