Jornalistas do Sintufce conquistam 5% de reajuste salarial

Jornalistas que trabalham na Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) conquistaram 5% de reajuste salarial retroativo a 1º de setembro de 2018, data-base do segmento de assessoria. A negociação salarial foi fechada na terça-feira (25/06), durante reunião realizada entre as diretorias do Sintufce – representada por Keila Camelo (Coordenadora Geral), Antônia da Mata (coordenadora de Administração e Finanças) e Wagner Pires (coordenador de Campi do Sintufce) – e do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), representado pela presidente, Samira de Castro, e pelo secretário-geral, Rafael Mesquita.

O reajuste incide sobre os salários de agosto de 2018 dos dois jornalistas, abrangendo também 13º salário e férias gozadas entre setembro de 2018 e junho de 2019. Os valores retroativos serão pagos de maneira parcelada em comum acordo com os profissionais, que já haviam sido contemplados, desde janeiro deste ano, com o reajuste de 10% no vale alimentação. Os assessores de imprensa cumprem jornada de 5 horas diárias de trabalho e recebiam o piso de referência do Sindjorce, que consta entre os anexos da Convenção Coletiva de Trabalho de Jornais e Revistas.

“Como a negociação de jornais e revistas está emperrada, os jornalistas do Sintufce procuraram o Sindjorce para buscar negociar diretamente com a direção colegiada da entidade empregadora”, explica Samira de Castro, que também é Segunda Tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Como os demais trabalhadores do Sintufce têm data-base em 1º de janeiro de cada ano, apenas os assessores de Comunicação não haviam tido reajuste salarial. Dessa forma, a proposta do Sindjorce foi estabelecer o mesmo índice de correção (5%) fechado com o grupo.

“A diretoria colegiada do Sintufce reconheceu a importância do trabalho dos jornalistas e, prontamente, se comprometeu a implementar o reajuste de 5%, bem como garantiu o pagamento do retroativo”, acrescenta Rafael Mesquita, que conduz a negociação salarial no segmento de mídia impressa. Além da correção salarial, que por uma solução emergencial foi adotado o mesmo índice dos demais trabalhadores do Sintufce, os jornalistas fazem jus a diária de viagem e vale alimentação, entre outros benefícios.

Para a presidente do Sindjorce, a profissionalização das assessorias de imprensa e comunicação das entidades sindicais é necessária ao fortalecimento da luta dos trabalhadores. “Nesse campo, é importante que os contratantes respeitem o direito de categorias preponderantes, como é o caso dos jornalistas, que têm carga horária definida por lei, além de valores salariais referenciados por seus sindicatos”, reforça.