Sindjorce realiza curso inédito em Fortaleza com repórter do The Intercept Brasil

Valor da inscrição pode ser parcelado em seis vezes no PagSeguro
“Como apurar pautas que realmente incomodam”. Este é o tema do curso de jornalismo investigativo que acontece em Fortaleza, no dia 27 de julho. A iniciativa é fruto de parceria entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) e a jornalista Nayara Felizardo, correspondente nas regiões Norte e Nordeste do site The Intercept Brasil.
O participante terá 8 horas de curso presencial com Nayara Felizardo e mais 28 aulas com o jornalista Breno Costa, ex-repórter de política da Folha de S. Paulo e idealizador do Brio, um projeto de consultoria para jornalistas, que também é parceiro do Sindjorce e oferece desconto aos afiliados, na sua aquisição. A aula presencial acontece das 9h às 17h na sede do Sindicato (Rua Joaquim Sá, 545 – Dionísio Torres).
“Nós sempre admiramos o trabalho realizado pelo The Intercept, inclusive utilizando como um dos parâmetro para a construção da cooperativa que estamos criando. Desde o Congresso dos Jornalistas de 2017 tentamos trazer o fundados do site, Glenn Greenwald, como nosso palestrante. Já trouxemos a editora Paula Bianchi, em 2018, e agora esse curso inédito em Fortaleza com a correspondente do Norte e Nordeste”, afirma o diretor de Comunicação e Eventos do Sindjorce, Nathan Camelo.
Nathan Camelo lembra que a entidade sindical sempre realizou cursos e oficinas com valores de inscrição bastante acessíveis. “Uma das nossas responsabilidades é ajudar a formar estudantes, reciclar a categoria, promover troca de conhecimentos e parcerias”, diz.
O curso
Segundo Nayara, a ideia de um curso de jornalismo investigativo é antiga e surgiu de uma necessidade que ela mesma teve há alguns anos. “Eu queria muito fazer uma capacitação voltada para o jornalismo, mas só encontrava curso de marketing, assessoria de imprensa e redes sociais. Então, eu percebi que existia uma demanda para ser atendida”, diz.
A jornalista acrescenta que o curso foi pensado de acordo com a realidade das redações no Ceará. “Não adianta eu chegar para as pessoas dizendo que elas vão precisar ficar vários meses investigando uma única pauta. Eu sei que isso não é possível. Mas o jornalismo investigativo exige tempo, então, eu vou mostrar como adequar a rotina produtiva para conciliar uma investigação com a produção factual”, explica.
O curso presencial trará conceitos sobre jornalismo investigativo e mostrará por onde o jornalista deve começar sua investigação, desde a busca pela pauta, até o texto final. Ao final, os participantes serão estimulados a debater sobre a série de reportagens do The Intercept sobre a Lava Jato. A parte prática do curso fica para o curso online, que é dividido em quatro eixos e ensina técnicas de planejamento, produção e elaboração da reportagem investigativa.
Preço promocional
As inscrições para o curso “Como apurar pautas que realmente incomodam” estão com preço promocional de R$ 100,00 à vista ou parcelado em até 6x.
PAGAMENTO POR CARTÃO: http://pag.ae/7V1fvRNg5
OU POR TRANSFERÊNCIA/DEPÓSITO BANCÁRIO (ENVIAR COMPROVANTE PARA O EMAIL: sindjorce@sindjorce.org.br)
Caixa Econômica
Ag:1559