Jornalistas panfletam sobre intransigência patronal no Natal da Praça da Imprensa

natal-na-pracaOs jornalistas cearenses realizaram, na sexta-feira (16/12), mais uma panfletagem sobre a Campanha Salarial 2015/2016 de Mídia Impressa. Desta vez, na Praça da Imprensa, durante a programação do “Natal Alegria na Praça”, promovida pelo Grupo Edson Queiroz.

“Qual notícia você gostaria de ouvir em um dos nossos veículos em 2017?” A frase ilustrava o mural colocado na Praça da Imprensa para que a população pudesse responder. Os diretores do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) colocaram “reajuste de 9,88% para os jornalistas”.

Negociando há 15 meses, os profissionais de veículos impressos tiveram o último reajuste salarial em dezembro de 2015, quando foi celebrada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2014/2015 de Mídia Impressa. Estão em aberto as campanhas 2015/2016 e 2016/2017, cuja data-base é 1º de setembro de cada ano.

Alegando a crise como justificativa para não conceder a reposição da inflação de 9,88% aos trabalhadores, os donos dos jornais do Ceará empurraram a categoria para uma situação financeira muito difícil no fim do ano. Os jornalistas decretaram estado de greve por tempo indeterminado nos dias 7 e 8 de dezembro, em decisões unânimes nas três redações (Diário do Nordeste, O Povo e O Estado). natal-na-praca2