Jornalistas podem ser incluídos no Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos

helio-leitaoJornalistas cearenses ameaçados em função do exercício profissional podem ser incluídos no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH). O titular da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), Helio Leitão, iniciou tratativa sobre o assunto com a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado (Sindjorce), Samira de Castro, e o secretário-geral da entidade, Rafael Mesquita, em reunião realizada na quinta-feira (8/09).

O encontro aconteceu um dia depois da violência praticada por Policiais Militares contra jornalistas que cobriam a manifestação contra Michel Temer, realizada na Avenida Beira Mar, no dia 7 de setembro. A presidente do Sindjorce manifestou preocupação com a crescente onda de agressões contra a categoria e entregou ao secretário os relatórios anuais elaborados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) que apontam o Ceará como o estado do Nordeste com mais episódios de violência contra os profissionais da Comunicação.

De acordo com Hélio Leitão, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) considerou essencial que o Brasil ajuste o seu Programa de Proteção para Defensores de Direitos Humanos às necessidades dos jornalistas e que fortaleça mecanismos de proteção para os comunicadores. “Queremos apresentar o programa ao Sindjorce e pensar conjuntamente em ações específicas para a categoria”, disse o titular da Sejus.

Foto: Ascom Sejus