Mídia Eletrônica: Categoria aceita proposta patronal e piso passa a R$ 2.461,20

assembleia2Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 17 de outubro, os jornalistas ratificaram o resultado dos plebiscitos realizados nas redações de rádio e televisão e aprovaram a proposta de reajuste de 11% para pisos e demais salários, com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2016. O Sindicato patronal e as empresas foram comunicados da decisão da categoria, por meio de ofício.

Com a aceitação da proposta, o piso do segmento passa a ser de R$ 2.461,20 (Dois mil quatrocentos e sessenta e um reais e vinte centavos), para uma jornada de 5 horas diárias. O retroativo será pago em três parcelas, nos meses de outubro, novembro e dezembro.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, fez uma breve comparação das campanhas salariais da categoria em todo o país. Destacou que em praticamente todo o Brasil, as negociações coletivas estão emperradas pela deliberada ação dos empresários de Comunicação de não negociar nem mesmo a reposição da inflação. “Ainda mais grave é a posição do patronato de não aceitar que os impasses sejam resolvidos pela Justiça do Trabalho”.

Dos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), apenas nove conseguiram fechar suas convenções e/ou acordos coletivos, após negociações que se arrastaram por meses, reflexo da intransigência patronal. Em Alagoas, os patrões recorreram ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para reverter a decisão do TRT, que julgou o dissídio coletivo e determinou a reposição salarial pela inflação do período (9,83%). Em São Paulo, a campanha de mídia eletrônica também foi para dissídio unilateral e os patrões já recorreram ao TST.

Em Minas Gerais, a categoria aceitou proposta patronal de reajuste de 8% no piso e de 6% nos salários, retroativo à data-base, 1º de abril (inflação e 9,91%), e pagamento das diferenças em três parcelas, nas folhas de outubro, novembro e dezembro. Os patrões pagarão também um abono de R$ 2.100, em duas parcelas, a primeira de R$ 1.000, em outubro, e a segunda de R$ 1.100, em novembro.