Mídia Eletrônica: Jornalistas recusam parcelamento do retroativo em abaixo-assinado

sindatel-30-09-protocoloJornalistas empregados em emissoras de rádio e televisão do Ceará recusaram, na semana passada, a proposta patronal de parcelamento do pagamento das diferenças salariais retroativas à data-base do segmento der mídia eletrônica, que é 1º de janeiro de 2016. Em votação na rádio, portal e TV do Sistema Jangadeiro e depois em abaixo-assinado, os trabalhadores reivindicam o pagamento em cota única, “uma vez que já houve concordância da categoria em aceitar a proposição das empresas de reajuste de 11%, que não cobre a inflação do período, de 11,28%”.

“Entendemos que o momento político e econômico exige abnegação de ambas as partes, no entanto, até o momento, apenas nós trabalhadores cedemos, aceitando o reajuste proposta pelas empresas concordando com o índice de 10% para reajuste da cláusula de Reportagem Especial. Mas não podemos ser penalizados mais do que já estamos sendo”, afirmam os jornalistas no documento. “Acreditando no bom senso dos proprietários de empresas jornalísticas filiadas ao Sindatel, nós reforçamos a necessidade de pagamento do retroativo em parcela única”, concluem.

A resposta da categoria foi enviada à presidente do Sindatel, Carmen Lúcia Dummar, em ofício protocolado na sexta-feira, dia 30 de setembro. “Aguardamos, então, a manifestação das empresas sobre o pleito mais do que justo da categoria, que tem demonstrado disposição para negociar, já aceitando reajuste abaixo da inflação e nenhuma cláusula nova”, afirma a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro.