Nordeste encerra primeira fase dos seminários regionais “Jornalismo, sim!”

Depois de percorrer quatro regiões do país, debatendo a proposta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) de taxação das grandes plataformas digitais  e criação do Fundo de Apoio para a atividade jornalística, o seminário “Jornalismo, Sim!” chega ao Nordeste, encerrando o ciclo de discussões com a categoria. A atividade virtual gratuita será no dia 3 de agosto (terça-feira), às 20h (horário de Brasília).

As inscrições para participar da sala de debate virtual devem ser feitas pelo link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_eu-x5wsmRvW8SPVGhQXjWw

Os inscritos vão receber certificados de participação. Os debates, que têm o apoio da Union to Union e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), também serão transmitidos pelas redes sociais da FENAJ e dos sindicatos filiados.

Debatedores:

Maria José Braga – jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Graduada e mestre em filosofia, pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Rubens Nobrega – jornalista, foi revisor, repórter, redator, secretário de redação, editor, colunista e ombudsman em vários veículos da Paraíba. Foi presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API) e vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CDHPB). Atualmente atua no Blog do Rubão.

Juliana Almeida – jornalista e radialista, professora, doutora em Cultura Digital, Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe e Pós-Doutoranda em Educação pelo PPED/UNIT. Atualmente é professora adjunta da Universidade Tiradentes e Chefe de Redação da Secretaria de Estado da Saúde. Vencedora de 24 prêmios de Radiojornalismo.

Coordenação:

Rafael Mesquita – jornalista, mestrando em Comunicação. Assessor de Imprensa da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e diretor da FENAJ.

Sobre os seminários regionais

A FENAJ e os seus sindicatos filiados estão debatendo, com a categoria e com a sociedade, a implementação no país da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade, iniciativa apresentada pela FIJ.

A proposta da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade prevê o desenvolvimento do jornalismo, por meio da implementação de formas de financiamento direto para a produção jornalística, a partir da taxação das grandes plataformas digitais.

Depois de debater o tema inicialmente com especialistas, a FENAJ chegou à proposta de taxação das grandes plataformas digitais por meio da criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), um imposto especial que permite sua destinação a determinado fim, no caso, à constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo.

A Federação espera difundir sua proposta para a categoria, conquistar apoio de outros segmentos da sociedade civil e encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei: um para a criação da CIDE e outro para criação e regulamentação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo. Para isso, está realizando os seminários on-line, em todas as regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Programação dos Seminários com jornalistas (horário de Brasília). Para se inscrever, basta clicar no link da sua região

Região Centro-Oeste – 29 de julho – quinta-feira – 20h30

Região Nordeste – 3 de agosto – terça-feira –20h

Seminário on-line com entidades da sociedade civil

Região Nordeste – 19 de agosto – quinta-feira – 18h
Região Sul – 24 de agosto – terça-feira – 19h
Região Sudeste – 26 de agosto – quinta-feira- 20h
Região Centro-Oeste – 30 de agosto – segunda-feira – 20h30 (horário de Brasília)
Região Norte – 31 de agosto – terça-feira – 20h (horário de Brasília)


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA