Nota de apoio ao jornalista Demitri Túlio e em defesa da liberdade de expressão

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público manifestar apoio e solidariedade ao jornalista Demitri Túlio, do jornal O Povo, que vem sofrendo ataques e ameaças, por parte de grupos religiosos e de outros segmentos, após a publicação de crônica intitulada “Santo Antônio, deixe as árvores de mão!”.

É importante ressaltar que no Brasil existem as liberdades de expressão e imprensa, princípios fundamentais para a democracia. O Sindjorce reafirma o direito do jornalista Demitri Túlio de publicar textos que expressem sua opinião e promovam a discussão sobre temas relevantes, como no caso em questão, em que o jornalista questiona a necessidade arcaica de derrubar troncos dos jatobás no século XXI e faz uma análise social da situação, destacando a influência da heteronormatividade nessa tradição.

É importante deixar claro que a crônica de Demitri Túlio não é uma ofensa à fé, mas sim uma crítica livre aos usos da fé, uma reflexão sobre tradições e sua relação com a sociedade contemporânea. O jornalismo desempenha um papel fundamental na promoção do debate público e na análise crítica dos fatos e das ideias.

Assim, repudiamos veementemente os ataques, ameaças e ofensas dirigidos ao jornalista. É inaceitável que profissionais sejam alvo de agressões pessoais por expressarem sua opinião e exercerem seu trabalho. A liberdade de imprensa é um direito fundamental que deve ser respeitado e protegido.

Aos que se sentiram prejudicados ou atacados pelo texto opinativo do jornalista, sugerimos que recorram aos canais estabelecidos pelo jornal O Povo para manifestarem, respeitosamente, suas críticas, como a seção de cartas do leitor e a coluna da Ombudsman.

É imprescindível que a sociedade compreenda a importância do jornalismo e da pluralidade de vozes na construção de uma sociedade justa e democrática. Vamos continuar lutando pela valorização e proteção dos jornalistas, bem como pela garantia de um ambiente seguro para a prática do jornalismo.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce)
Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)

2 COMENTÁRIOS

  1. Chega de Santa Inquisição! Não mais podemos tolerar os inquisidores ditando os comportamentos sociais , estabelecendo a prática da censura e impondo a frrro e a fogo as regras da moralidade segundo seus valores.

  2. Nossa solidariedade ao jornalista.Demitri que nos presenteia todos os domingos, com a sua crônica.

DEIXE UMA RESPOSTA