Sindjorce: 70 anos defendendo jornalistas e fortalecendo o jornalismo cearense

Há exatos 70 anos, em 26 de maio de 1953, foi criado o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), uma instituição que se tornou referência na defesa dos direitos dos jornalistas e no acesso público à informação ética e plural.

A história do Sindjorce começou a ser escrita em 9 de abril de 1951, pelo jurista Paulo Bonavides, quando da criação da Associação Profissional dos Jornalistas do Estado, elevada ao status de entidade de classe dois anos depois, em 1953, data em que uma assembleia geral da categoria deliberou pela transformação da associação em sindicato.

Desde o seu surgimento, o Sindjorce tem sido uma voz incansável em prol da valorização da profissão jornalística. Em uma época em que a atividade estava carente de regulamentação e os jornalistas enfrentavam condições precárias de vida e trabalho, o sindicato surge como um farol de esperança para os profissionais cearenses.

Ao longo desses 70 anos, o Sindjorce tem se destacado na luta por melhores condições de trabalho, salários dignos e respeito aos direitos trabalhistas. Através de negociações coletivas, mobilizações e ações judiciais, o sindicato tem buscado garantir que os jornalistas sejam reconhecidos e valorizados em sua atuação fundamental na sociedade.

Em sete décadas, o Sindjorce venceu verdadeiras guerras pelos direitos da categoria, lutou pela regulamentação profissional e contra a queda do diploma em jornalismo como critério à profissão e também resistiu a cada ataque ou violência à atividade profissional de jornalistas.

A entidade tem se firmado como uma valiosa aliada da democracia e da liberdade ao longo de sua existência, participando ativamente das lutas políticas do país e apoiando a luta contra a ditadura militar e a favor da redemocratização. Sua atuação exemplar é um verdadeiro baluarte da liberdade de expressão, do combate à censura e da garantia de uma imprensa livre e independente, sendo um símbolo encorajador para tempos desafiadores.

Além disso, a organização desempenha um papel essencial na defesa da ética jornalística e na promoção da pluralidade de vozes. Em um mundo onde a informação é cada vez mais acessível e rápida, o sindicato se mantém firme na sua missão de garantir que a verdade prevaleça, que o interesse público seja respeitado e que a sociedade tenha acesso a um jornalismo de qualidade.

Neste momento de celebração, queremos expressar nossa gratidão a todos os jornalistas que, ao longo dos anos, dedicaram seu tempo, talento e energia para fortalecer o Sindjorce. A cada profissional que se uniu à causa, que participou das assembleias, das greves e paralisações, das manifestações e que contribuiu com ideias e propostas, o nosso sincero reconhecimento.

Enfrentando o autoritarismo, resistindo ao neoliberalismo ou superando crises, o Sindjorce segue firme no seu propósito de representar os jornalistas e defender os direitos da categoria, sem esmorecer ou perder o foco da luta maior: proteger os trabalhadores dos sistemáticos ataques à profissão, que vão desde às tentativas de descredibilização do jornalismo à escalada da precarização das relações de trabalho.

Que os próximos anos sejam marcados por ainda mais conquistas, por avanços na atividade jornalística e por uma sociedade que valorize e respeite o trabalho dos jornalistas. Que o Sindjorce continue a ser uma voz firme e corajosa na defesa do jornalismo e da profissão de jornalista.

Viva o Sindjorce, viva o jornalismo cearense, viva os e as jornalistas do Ceará!!!