NOTIFICAÇÃO DO MPT: Sindicato patronal se recusa a abrir a caixa preta dos jornais do Ceará

NOTIFICAÇÃO DO MPTAlegando não possuir ingerência sobre os jornais Diário do Nordeste, O Povo e O Estado, o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Ceará (Sindjornais), presidido pelo jornalista Edilmar Norões, descumpriu a Notificação Requisitória assinada pelo procurador do Trabalho Cláudio Alcântara Meireles, em 12 de junho, dando um prazo de dez dias para a entrega ao Ministério Público do Trabalho (MPT) dos balanços financeiros dos três maiores jornais do Estado.

Dezessete dias após a notificação do MPT, que dava um prazo de dez dias úteis para o envio dos balanços patrimoniais referentes aos anos de 2012, 2013 e 2014, o Sindjornais alegou, em manifestação assinada pelos advogados Raimundo Feitosa e Chistianna Gondim, “não possuir ingerência sobre os jornais, no sentido de requisitar e obter tais documentos”.

Cláudio Alcântara Meireles solicitou os documentos no intuito de apurar se o reajuste salarial oferecido aos empregados jornalistas, recusado pela categoria, é compatível com a situação econômica e com as margens de lucro obtidas pelos jornais nos três últimos anos.

Direções dos jornais devem ser notificadas, defende presidente do Sindjorce

A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, defende que, diante da recusa do sindicato patronal em fornecer os documentos, o MPT deve notificar diretamente as direções do Diário, O Povo e O Estado. “Desta forma, as empresas não terão a desculpa de ‘não ter ingerência’ sobre seus próprios balanços financeiros”, argumentou Samira. Para ela, a recusa do Sindjornais em apresentar os documentos ao MPT revela uma tentativa clara das empresas de evitar a abertura da ‘caixa preta’ dos jornais.

“Por uma questão de coerência, veículos de comunicação que cobram diariamente transparência do Executivo, Legislativo e Judiciário deveriam dar o exemplo e também disponibilizar ao Ministério Público do Trabalho os seus balanços. Do contrário, fica explícito para quem compra, assina ou anuncia nestes jornais a tentativa clara das empresas de comunicação de esconder da sociedade cearense sua real situação financeira. Afinal, o que os jornais tentam esconder do MPT?”, questiona Samira.