Nova diretoria da FENAJ e Comissão Nacional de Ética tomam posse nesta quarta-feira (17)

A nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE) tomam posse nesta quarta-feira (17/08), em solenidade virtual, a partir das 20 horas. A categoria poderá acompanhar o evento pela transmissão ao vivo no Facebook e no Youtube da entidade.

Eleita com 97,16% dos votos, para o triênio 2022-2015, a nova gestão é encabeçada pela jornalista Samira de Castro, ex-presidenta do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). A diretoria é constituída pela Executiva, vice-presidências regionais e secretarias, integradas por dirigentes sindicais de todas as regiões do país e da maioria dos Sindicatos de Jornalistas filiados.

Também será empossado o jornalista Rafael Mesquita, atual presidente do Sindjorce, que integrará a Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ.

Foto: Tribuna Independente/AL

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Samira de Castro ingressou no movimento sindical dos jornalistas em 2010, quando foi eleita secretária-geral do Sindjorce, tendo assumido a presidência interinamente de 2011 a 2013. Foi presidenta por dois mandatos consecutivos (2013-2016 e 2016-2019).

Na FENAJ, é segunda vice-presidenta, já tendo exercido também o cargo de segunda tesoureira (2013-2016 e 2016-2019). Também integra a Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas da FENAJ. Este ano, Samira foi eleita para o Comitê Diretor do Conselho de Gênero da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), representando as jornalistas da América Latina, em especial, as do Brasil.

A nova presidenta receberá o cargo de Maria José Braga, que esteve à frente da FENAJ nos últimos seis anos, exercendo dois mandatos consecutivos. Zequinha, como é mais conhecida, continua na direção da entidade, ocupando a Secretaria de Relações Internacionais. Além disso, permanece representando a FENAJ no Comitê Executivo da FIJ.

Conheça a diretoria que será empossada