O dia em que Lula virou garoto-propaganda da PEC do Diploma

Lula PECO bom jornalista é aquele que está sempre preparado para tirar a melhor foto ou fazer a pergunta certa no momento exato. Nathan Camelo, assessor de imprensa do Sindicato dos Petroleiros do Ceará/Piauí (Sindipetro), é um desses profissionais. No último dia 3 de julho foi isso que ele fez: imprimiu a logomarca da Campanha Nacional em Defesa da PEC do Diploma, colocou na mão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, quando teve a chance, engatou a pergunta certeira. “Presidente, o senhor apóia a nossa causa?”

Para ele, o momento em que Lula olhou a logomarca da Campanha do Diploma pareceu “uma eternidade”. “Ele ficou ‘lendo’ a imagem… Aí sorriu, virou (a logomarca de frente) e posou para a foto comigo”, explicou Nathan, que contou com a cumplicidade do amigo Orlando Sousa, responsável pelo registro do flagrante.

Nathan é mais que um jornalista. É, antes de tudo, um militante das bandeiras de luta da categoria. Embora estivesse a trabalho e a pauta em questão não guardasse qualquer relação com a PEC do Diploma, o assessor de imprensa sindical não pensou duas vezes antes de abordar o ex-presidente, pedir o apoio dele e transformá-lo no mais novo “garoto-propaganda” da campanha da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) pela aprovação da PEC no Congresso Nacional.

A inspiração, confessa, veio de um dos decanos da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce): o repórter-fotográfico e diretor de Ação Sindical da entidade, Evilázio Bezerra. Em 2014, durante visita a Fortaleza da presidente Dilma Rousseff, então candidata à reeleição, o dirigente sindical furou o bloqueio da segurança presidencial para entregar a Dilma a camisa da PEC do Diploma, momento que foi flagrado pelo fotógrafo Iratuã Freitas, do jornal O Estado (foto abaixo).

“Eu lembrei do companheiro Evilázio, quando ele abordou a presidente Dilma com aquela camisa e pensei, porque não tentar com o Lula?”, conta o assessor dos petroleiros. E deu certo. Nathan, Lula e a logomarca da PEC do Diploma acabaram estampados nas redes sociais e na maioria das matérias sobre a visita que o ex-presidente fez à Escola Nacional de Formação do MST Florestan Fernandes, em Guararema (SP), onde o ex-presidente participou da V Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

“Além de participar ativamente das manifestações e atividades do Sindjorce, o Nathan tomou para si, mesmo sem ser um dirigente sindical, a responsabilidade de dar visibilidade e garimpar apoio à campanha pela volta da obrigatoriedade do diploma, dentro e fora do Parlamento. Esse jovem jornalista é um exemplo a ser seguido por toda a categoria no Brasil”, diz a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.  Dilma2