Oitavo encontro do Curso Abdias Nascimento pauta a “Mídia Pró-ativa”

O “Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial” chega ao seu oitavo encontro nesta terça-feira, 9 de outubro. Desta vez, a formação realizada pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) traz como tema a chamada “Mídia Pró-ativa”. A convidada especial é a professora doutora Inês Vitorino Sampaio, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Mídia pró-ativa” é a inserção na produção em comunicação do protagonismo das populações oprimidas e vítimas das desigualdades estruturais. “Leva como princípio a necessidade de ocupar a mídia e criar, por exemplo, experiências ligadas à realidade dos negros e negras dentro dos meios de comunicação, sabendo que o setor é uma arena de disputa política e da opinião pública”, explica Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindjorce e coordenador do curso.

De acordo com Silvia Maria Viera, coordenadora pedagógica, nesta fase da formação são debatidos os mecanismos da comunicação popular, da educação para a comunicação, da comunicação digital e da democratização do acesso à informação promotora das liberdades, da diversidade e de caráter antirracista, reconhecendo a comunicação como um direito humano.

Trabalho de grupo
Os coordenadores lembram que os projetos em comunicação – produção final dos cursistas – precisam ter as propostas de desenvolvimento apresentada por escrito até este encontro.

O Curso Abdias Nascimento está na sua fase final. Restam, além desta, mais duas aulas. A conclusão se dará ainda em um seminário final, marcado para o dia 20 de novembro.