Jornalista André Trigueiro fará palestra sobre suicídio e mídia no MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), numa ação conjunta com diversos Centros de Apoio Operacionais (CAOCIDADANIA, CAOPIJ, CAOMACE e CAOCRIM), promovem, no próximo dia 20 de outubro, a palestra “Vida em pauta: como tratar o suicídio na mídia”, com presença do jornalista André Trigueiro. O encontro será no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio), a partir das 8 horas, e tem como público-alvo jornalistas, estudantes e professores de Comunicação, radialistas, publicitários, assessores de imprensa, blogueiros, youtubers, membros e servidores do MPCE.

A ação faz parte do projeto “Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio”, realizado pelo MPCE e entidades e órgãos parceiros na prevenção e conscientização do suicídio. As inscrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/JzAqJh e a presença garante aos convidados certificado de participação.

André Trigueiro abordará tópicos como compartilhamento de informações na área de saúde pública sobre suicídio; números de suicídio no Brasil e no mundo; fatores de risco e sociais; história na literatura médica, como o tema vem sendo compreendido entre diferentes especialistas; a relação com a depressão; como a OMS entende que o tema deve ser abordado pela mídia e o Efeito Werther – o efeito imitativo do comportamento suicida.

O Vidas Preservadas iniciou em abril de 2018 e tem como objetivo promover uma abordagem intersetorial do tema, além de traçar estratégias de atuação do MPCE pela prevenção do suicídio, com a colaboração de diversos órgãos e entidades parceiros e a realização de capacitações para os mais variados públicos, como psicólogos, profissionais de Segurança Pública, comunicadores e educadores. “O projeto traz duas afirmações fortes: nós precisamos falar sobre o suicídio e de políticas públicas efetivas de prevenção ao suicídio. Estas são nossas bandeiras porque os números desta prática vêm crescendo e hoje estão alarmantes. Em 2009, o Ceará era o nono estado em número de suicídio e, hoje, está em quinto lugar”, declarou o promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do projeto.

A Organização Mundial da Saúde estabeleceu esse ano a meta de reduzir em 10% os casos de mortes por suicídio até 2020. Ainda segundo a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa interrompe a própria vida. O número de óbitos autoprovocados é significativamente maior que aqueles causados por homicídios: 800 mil por ano, contra 470 mil. O problema é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking mundial.

Sobre o palestrante

André Trigueiro é jornalista da Rede Globo e autor do livro “Viver é a Melhor Opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo”, que traz dados sobre a prevenção e a incidência do tema, baseados em relatórios da OMS, do Ministério da Saúde e de entrevistas. O autor mostra que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido, com informação e debates que vençam o tabu.

Serviço:

Vida em pauta: como tratar o suicídio na mídia

Data: 20 de outubro de 2018

Horário: 8h

Local: Auditório da PGJ (Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio)

Inscrições: https://goo.gl/JzAqJh

A presença garante certificado de participação

Fonte: Ascom MPCE


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA