PEC do Diploma poderá ser votada até o fim de junho ou início de julho

pec_diplomaA PEC que restabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista deve ir à votação até fim de junho e início de julho, dependendo de quórum na Câmara dos Deputados. Na última audiência dos dirigentes sindicais de todo o país com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), o parlamentar mostrou disposição de apoiar a iniciativa.

Para aprovação, a PEC precisa ter o voto de pelo menos 342 deputados. Para que isso ocorra, a FENAJ está orientando os sindicatos para que intensifiquem os contados com os líderes partidários e com os deputados federais em seus estados para aumentar a pressão em favor da aprovação da medida.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) entrou em contato com os 22 deputados federais cearenses, seja pessoalmente, por telefone ou e-mail. Destes, 17 confirmaram o voto favorável à matéria, incluindo o líder do PDT, André Figueiredo, e o líder do Pros, Domingos Neto. Apenas cinco parlamentares não retornaram os contatos, de forma que o sindicato tem dúvidas sobre sua posição: Adail Carneiro (PHS), Aníbal Gomes (PMDB), Genecias Noronha (SD), Ronaldo Martins (PRB) e Vitor Valim (PMDB).

O presidente da FENAJ, Celso Schoröder, diz que a aprovação tem que ser imediata e que a categoria está com grande expectativa em relação à posição dos deputados. “A Câmara vai dar uma resposta à ação do Supremo Tribunal Federal (STF) e quanto mais rápido vier esta resposta, melhor”, disse Schoröder.

Existe uma grande pressão contrária por parte dos empresários da comunicação. Recentemente, o jornal O Globo publicou editorial criticando a mobilização dos jornalistas pela volta da obrigatoriedade do diploma. Por isso, é fundamental que todo jornalista envie e-mail aos deputados federais pedindo apoio à PEC do Diploma. No Senado, a PEC do Diploma foi aprovada em primeira votação, em 2013, com 65 votos favoráveis e sete contrários. Na segunda, foram 60 votos sim e apenas 4 não. A medida tenta neutralizar a decisão do STF de junho de 2009, que revogou a exigência do diploma para jornalistas.