Portal Imprensa divulga 10 guias para a cobertura do Coronavírus

Guias reforçam a importância da cobertura da pandemia de forma responsável, e reúnem recomendações de especialistas e jornalistas. Trazem também orientações sobre a segurança digital, os procedimentos para a cobertura e a saúde dos profissionais. Confira a lista elaborada pelo Portal Imprensa.

1
Coronavirus: Resources for Reporters, por First Draft
Este guia reúne orientações para dar suporte a uma cobertura precisa e responsável do coronavírus, e será regularmente atualizado. Entre os tópicos abordados estão ferramentas de checagem, fontes de informação, e respostas a dúvidas dos jornalistas sobre a cobertura da pandemia.

2
Tips for Journalists Covering COVID-19, por GIJN – Global Investigative Journalism Network
Para dar suporte aos jornalistas na cobertura da COVID-19, Miraj Chowdhury, da Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN) reuniu recomendações de diversas organizações de jornalismo, jornalistas experientes e especialistas. A Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo disponibilizou em seu site este material traduzido.

3
The Newsroom Guide to COVID-19, por News Nerdery e Open News
Produzido por um time de 11 jornalistas, o guia cobre quatro tópicos principais: informações gerais sobre o coronavírus e o que fazer se você for exposto a ele; como cuidar de sua saúde física e emocional conforme você cobre a pandemia; como dar suporte a outros, sejam colegas, repórteres ou freelancers; além de recomendações e dicas para quem planeja eventos.

4
Recomendações de segurança do CPJ: Cobrindo o surto de coronavírus, por CPJ – Comitê para a Proteção dos Jornalistas
O guia traz informações de segurança relacionadas aos procedimentos e cuidados para a pré e pós-cobertura da COVID-19, segurança digital, planejamento de viagens, além de orientações sobre como evitar a infecção em coberturas, e cuidados com a saúde.

5
Reporting and Covid-19: A Webinar Series for Journalists, por Dart Center for Journalism & Trauma
Esta série de conversas online abordará os desafios da prática jornalística durante a pandemia do coronavírus. Conduzida por Bruce Shapiro, diretor executivo do Dart Center, a série irá entrevistar especialistas, e jornalistas que estão vivenciando a crise, num nível local, regional e global, para compartilharem lições, desafios e iniciativas inovadoras.

6
Dicas de cobertura sobre os efeitos do coronavírus na educação, por Jeduca
Guia destaca que os jornalistas têm um papel-chave na produção de informações objetivas e equilibradas, sem subestimar a situação e, ao mesmo tempo, sem alimentar a desinformação. Para isso, reúne dicas de cobertura e condutas.

7
10 dicas para cobrir COVID-19, por ijnet – Rede de Jornalistas Internacionais
A ijnet reforça que, especialmente durante crises, “os jornalistas precisam estabelecer um equilíbrio difícil entre informar o público e estimular o medo”. E lembra que jornalistas de todo o mundo estão produzindo notícias sobre a COVID-19 sob diversos ângulos. Dessa maneira, compilaram dicas para ajudar os profissionais a cobrirem o tema de forma responsável.

8
How to demonstrate trustworthiness with your coronavirus coverage, por Trusting News
Ao acompanhar o noticiário, e observar a reação do público, o Trusting News identificou reclamações, frustrações e equívocos da audiência sobre a prática jornalística. Dessa maneira, ressalta a importância dos jornalistas demonstrarem a credibilidade de seu trabalho e apontarem os objetivos da cobertura. Aqui você encontra algumas dicas.

9
Coronavírus: informações sobre ações e orientações dos Sindicatos de Jornalistas em todo o país, por Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas
A Fenaj divulgou uma série de procedimentos e os dados de direcionamento aos sindicatos nos Estados, para consulta dos profissionais jornalistas, a fim de garantir a segurança na cobertura da pandemia do coronavírus.

10
Covering Coronavirus: Tips for Journalists, por The National Press Club Journalism Institute
Guia reforça o papel do jornalismo de soluções, dá orientações relacionadas à segurança digital para quem está trabalhando em home office, e compila dicas de veículos internacionais.

Fonte: Portal Imprensa

Por Gisele Sotto, em colaboração


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA