Coronavírus: Oficina sobre Cobertura de Crises na Saúde agora é gratuita e online

Diante da necessidade urgente de qualificação dos jornalistas cearenses para atuação na cobertura da pandemia de Covid-19 e levando em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o decreto do Governo do Ceará – ambos destacando o isolamento social como medida de prevenção à doença -, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado (Sindjorce) decidiu abrir para todos os interessados a oficina  “Cobertura de crises na Saúde: Caso Coronavírus”. A atividade está mantida para o próximo sábado, dia 4 de abril, mas será online e totalmente gratuita.

A oficina inaugura a edição 2020 do Sindjorce Qualifica, Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). A aula será das 10h30 às 12h. As inscrições devem ser feitas AQUI. Os inscritos receberão por e-mail o link para participar pela plataforma online.

“Entendemos que nosso papel institucional, nesse momento, é garantir que os jornalistas façam seu trabalho da maneira mais ética, correta e segura possível. Estamos na linha de frente do combate à pandemia, enfrentando a desinformação em massa com a produção e divulgação de notícias”, comenta o presidente do Sindjorce e diretor de Mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita.

O facilitador é o jornalista Paulo Jefferson Pereira Barreto, assessor de comunicação no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC. A oficina vai abordar: O que é e por que falar de comunicação em saúde? Da teoria à análise prática da cobertura brasileira sobre o novo Coronavírus: fontes de informação; aspectos éticos, legais e humanísticos na abordagem e na construção da pauta em saúde; como proceder quando a comunicação oficial falha e os desafios de quem trabalha com assessoria na área.

Sobre o facilitador

Paulo Jefferson Pereira Barreto – Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre e Doutorado em Linguística pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Informática Biomédica (GEPIB). Editor da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais e assessor de comunicação no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC. Vencedor do I Prêmio Abreu Matos de Jornalismo Científico – ADUFC. Tem experiência nas áreas de jornalismo de saúde, semiótica discursiva e comunicação científica.

Serviço:

Oficina  “Cobertura de crises na Saúde: Caso Coronavírus”

Data: 04/04/2020

Hora: 10h30 às 12h