Sindjorce solicita à Secretaria da Saúde que inclua jornalistas na vacinação contra H1N1

Atenta às necessidades da categoria, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) enviou, na última  quinta-feira (26/03), ofício ao titular da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), solicitando que os profissionais da mídia sejam incluídos entre os grupos que receberão prioritariamente vacinas contra gripe H1N1. A campanha estadual de imunização contra a influenza foi iniciada no dia 23 de março, começando com idosos a partir dos 60 anos.

Na solicitação, o presidente do Sindjorce e diretor de Mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita, ressaltou que o Decreto 10.288/2020, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União, define os serviços relacionados à imprensa como essenciais. Assim, esses profissionais necessitam de cuidados para evitar o adoecimento.

“Solicitamos que a vacinação seja mediada junto ao Sindjorce, que marcará dia e horário para imunização em cada empresa de comunicação, assim como em sua sede”, disse Mesquita. A identificação dos profissionais da imprensa pode ocorrer por meio da identidade profissional, emitida pela FENAJ, pela carteira de trabalho com registro ou pelo contrato de trabalho, além do crachá do veículo de comunicação para o qual o jornalista trabalha.

Vacinação para associados desde 2016

O Sindjorce vem promovendo, desde 2016, campanhas de vacinação contra a influenza para jornalistas associados e seus dependentes, sempre em parceria com a SESA. Além de ofertas doses da vacina na sede da entidade laboral, o Sindicato tem disponibilizado a imunização nas redações de mídia impressa. Em 2019, juntamente com técnicos da Secretaria, foram vacinados jornalistas do Grupo O Povo e do jornal o Estado.

“Este ano, diante da pandemia do novo Coronavírus, entendemos que os jornalistas devem fazer parte do grupo prioritário a receber a vacina, sobretudo os profissionais que atuam em pautas externas e na cobertura da Covid-19”, argumenta Rafael Mesquita.

Sobre a H1N1

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína.

O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. A contaminação acontece pelo contato direto com os animais ou objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.