Praça da Imprensa ocupada no Dia Nacional de Luta contra o Golpismo Midiático

Globo GolpistaO Comitê pela Democratização da Comunicação do Ceará, regional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e da Frente Brasil Popular, realizou, nesta quinta-feira, 5 de maio, um ato para denunciar a participação da imprensa na articulação do impeachment contra a presidenta da República, Dilma Rousseff. O ato integrou as ações do Dia Nacional de Luta Contra O Golpismo Midiático, que teve atividades em várias cidades do Brasil.

Com o tema “monopólio é golpe”, a mobilização teve formato de feira e ocupou a Praça da Imprensa, em frente aos principais veículos de comunicação do Sistema Verdes Mares, que detém a repetidora da Globo no Ceará, a TV Verdes Mares.

O evento, que teve formato de ocupação, realizado de 9 às 20 horas, contou com duas exposições. A primeira, a “A Luta Contra o Golpe no Ceará”, trouxe seleção de imagens da cobertura fotográfica realizada pelo coletivo cearense Comunicadores pela Democracia, que realizou a cobertura colaborativa dos atos de 18 de março a 1º de maio, destacando a defesa da democracia e contra o golpe. A segunda mostra foi chamada de“Globo Golpista” e trouxe, em infográficos, momentos da história brasileira em que a TV Globo agiu mais como partido político do que como concessão pública de radiodifusão.

O dia contra o Golpismo Midiático contou ainda com apresentações e intervenções propostas por movimentos sociais do campo e da cidade, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Também foram produzidos cartazes e grafittis. A atividade contou ainda com intervenções artísticas, com destaque para a participação de Duda Quadros e She Loves.

“O Dia de Luta Contra o Golpismo Midiático alertou a população para a necessidade urgente de regulamentação da comunicação eletrônica no Brasil. Hoje, menos de 10 famílias concentram a propriedade de veículos de comunicação, manipulando conteúdo e não refletindo o real papel de transformação social do Jornalismo. É preciso democratizar a mídia para dar vez e voz às populações hoje excluídas e fortalecer a democracia brasileira”, afirmou  Samira de CastroGlobo Golpista1

Houve, ainda, a distribuição do jornal Brasil de Fato Ceará, que foi lançado recentemente, e da Revista F, com o tema “Iguais na diferença: A luta por direitos de negros, mulheres, LGBTs e jovens”, uma publicação da Federação dos Servidores Municipais do Ceará.