Presidente do Sindjorce debate violência contra jornalistas no Questão de Ordem

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebeu, na última quarta-feira (27/04), o presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita. O convidado falou sobre a profissão de jornalista, que a cada dia vem se tornando uma atividade arriscada diante dos fatos a serem apurados e se tornarem notícia. Em 2021, o Brasil estreou na lista de nações em que fazer jornalismo é considerado uma atividade insegura. O levantamento faz parte do ranking mundial de liberdade de imprensa realizado pela organização Repórteres Sem Fronteiras.

Na invasão da Ucrânia, pelo menos seis profissionais da imprensa já perderam a vida. A última havia sido a russa Oksana Baulina, de 42 anos, que trabalhava para o site independente The Insider e morreu em um bombardeio a Kiev.

O entrevistado também destacou que, no Brasil, o número de atentados à integridade física de jornalistas tem aumentado ano a ano.  Também foram abordadas no programa as coberturas jornalísticas diante de um ano eleitoral em que a classe que transmite a informação, além de ser fiel aos fatos, deve ser respeitada.

Assista ao programa na íntegra:

Rafael Mesquita é graduado em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da UFC.

Foi coordenador pedagógico e criador de formações complementares em comunicação e jornalismo e também esteve à frente dos principais encontros corporativos dos jornalistas no Estado do Ceará. Atualmente, é assessor de comunicação da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará