Rádio e TV: Empresas propõem INPC acrescido de 1% de ganho real

Na primeira mediação da Campanha Salarial de Rádio e TV 2018, realizada na manhã desta quarta-feira (21/02), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE), as empresas do segmento de mídia eletrônica apresentaram proposta de reajuste pelo INPC do período acrescido de 1% de ganho real, o que significa um índice geral de correção do piso, salários e demais cláusulas de repercussão financeira da ordem de 3,09%.

Além disso, como a Convenção Coletiva de Trabalho 2017 ainda não foi lançada no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho, o advogado Afro Lourenço, assessor do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Ceará (Sindatel), disse não haver problemas para que seja celebrada a CCT 2017/2018, ou seja, com validade retroativa, uma vez que as empresas já praticaram o reajuste do ano passado (5%) e pagaram o respectivo retroativo.

Segundo o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Ceará, Reginaldo Aguiar, a inflação acumulada da data-base de 1º de janeiro de 2018 foi de 2,07%. Com o acréscimo de 1% de ganho real, o índice de correção do piso e demais salários é de 3,09%. Assim, pela proposta das empresas, o piso do segmento de mídia eletrônica passa de R$ 2.461,20 para R$ 2.537,25.

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) vai consultar a categoria nos locais de trabalho para saber da aceitação da proposta patronal na semana que vem. A próxima mediação ficou agendada para o dia 21 de março, às 10h30, na SRTE/CE.