Jornalistas vão às ruas de Fortaleza no Dia Nacional de Luta em Defesa da Aposentadoria

Sob forte chuva e com a palavra de ordem “Se botar pra votar, o Brasil vai parar!”, trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil foram às ruas, nesta segunda-feira (19/02), no Dia Nacional de Luta em Defesa da Aposentadoria, ato puxado pela Frente Brasil Popular, CUT, CTB, CSP Conlutas, CSB, Nova Central, Força Sindical, UGT, Intersindical, sindicatos e movimentos populares. Em todo o Estado, as atividades reuniram 35 mil pessoas, sendo 20 mil na passeata realizada na Capital cearense. Os jornalistas estiveram representados no ato de Fortaleza pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

O ato iniciou por volta de 9h, na Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza. De lá, as trabalhadoras e trabalhadores saíram em caminhada pelas principais ruas do comércio da Capital, com uma parada em frente ao prédio do INSS e dispersão na Praça do Ferreira. Um dos destaques do ato foi a presença do “Vampirão Neoliberalista”, uma réplica da fantasia da escola de Samba Paraíso do Tuiuti, vice-campeã dos desfiles do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro, que levou para a avenida o tema “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, ligando a continuidade da escravidão à perda dos direitos trabalhistas imposta pelo governo golpista e pelo Congresso Nacional.

O bancário Túlio Menezes encarnou o “Vampirão Neoliberalista” e mandou seu recado: “censura nunca mais!” O cartaz remetia à suposta censura de Temer à escola de samba, que teria sido “orientada” a não levar a fantasia com a faixa presidencial para o desfile nas campeãs, realizado no sábado passado. Nem mesmo a chuva torrencial tirou os manifestantes das ruas. Muitos fizeram questão de tirar fotos com a representação da fantasia da Tuiuti.

Campanha enganosa

A campanha enganosa do governo do ilegítimo de Michel Temer usa a televisão aberta e outros meios para tentar convencer as pessoas de que acabar com o direito de milhões de brasileiros se aposentarem é bom para a população e para o Brasil. Mais de 85% da população são contra a reforma, segundo pesquisa CUT/VoxPopuli. No começo da semana, três das quatro principais revistas de circulação nacional veicularam anúncio de sobrecapa, pago pelo governo, sobre a reforma da previdência. Com o título “Reforma da previdência hoje. Para ele se aposentar amanhã”, com a imagem de uma criança. A peça não deixa claro ao leitor que se tratava de material publicitário.

A CUT e demais sindicais brasileiras destacam ainda a importância da comunicação do movimento sindical, mídia alternativa e parceiros para contrapor a narrativa mentirosa do governo. Por isto, o Sindjorce vem atuando de maneira colaborativa na cobertura dos atos e manifestações da classe trabalhadora, ajudando a construir a contra narrativa.