Comunicado: Taxa Assistencial financia a luta dos jornalistas por melhores salários

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) enfatiza aos jornalistas de mídia impressa a importância da Taxa Assistencial que está sendo descontada em quatro parcelas de 2,5% dos salários dos profissionais do segmento de jornais e revistas.

A Taxa Assistencial, contribuição descontada no contracheque do jornalista, é paga todos os anos, quando o Sindicato negocia as convenções coletivas de trabalho (CCTs) da categoria.

Como foram fechadas duas CCTs em 2017 (2016/2017 e 2017/2018) em um único instrumento, com a autorização de toda a categoria (incluindo não filiados que participaram e votaram nas assembleias por local de trabalho), a taxa é de 10%, dividida em quatro parcelas de 2,5%, nos meses de dezembro de 2017, fevereiro, março e abril de 2018.

Vale lembrar que as CCTs beneficiam todos os jornalistas empregados, independentemente de serem ou não sindicalizados. Por isso, essa contribuição é descontada de todos os empregados dos veículos de mídia impressa.

É a Taxa Assistencial que financia a luta dos jornalistas por melhores salários e condições de trabalho. É com este recurso que o sindicato conta, por exemplo, para confeccionar faixas, bandeiras, informes impressos e comprar lanches que são distribuídos nas atividades das campanhas salariais.

Importante esclarecer que não se trata do Imposto Sindical, contribuição anual que corresponde a um dia de trabalho e passou a ser voluntária, após a aplicação da Lei Nº 13.467.

Ao pagar a Taxa Assistencial, o jornalista fortalece o sindicato e contribui para promoção de ações que visam a valorização da profissão e a defesa dos interesses da nossa categoria.

Neste momento em que os direitos dos trabalhadores estão sendo ceifados com a aplicação da Reforma Trabalhista, é importante caminhamos juntos e fortalecermos a nossa entidade sindical. Para que o Sindjorce continue lutando – como vem fazendo de forma incessante, durante seus 64 anos, é necessário o apoio financeiro de toda a categoria, garantindo, assim, a manutenção das atividades em prol do Jornalismo e dos Jornalistas.