Assembleia aprova balanço de 2017 e define prioridades para 2018

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realizou na última quinta-feira, dia 1º de fevereiro, assembleia para aprovação do balanço do exercício de 2017, bem como o plano de atividades de 2018 e a ratificação da pauta de reivindicações da Campanha salarial 2018 de Mídia Eletrônica. Na ocasião, também foi apresentado o balanço político da gestão, com destaque para as atividades do Plano de Lutas do Jornalistas Cearenses que já foram realizadas. O documento foi aprovado no Congresso Estadual Extraordinário, em agosto do ano passado.

2017 foi um ano de muitos desafios para a diretoria do Sindjorce. Com duas campanhas salariais atrasadas, além da demora no repasse das contribuições mensais dos associados por parte do patronato, ficou difícil conciliar as receitas e despesas. Mesmo assim, a diretoria encontrou maneiras de chegar até a base e fazer uma grande mobilização, com as ações das campanhas salariais nas portas das principais empresas, sempre buscando o fortalecimento da categoria.

O Sindjorce arrecadou R$ 198.097,20, enquanto gastou R$ 248.081,30. Dentre as principais despesas em 2017 estão: R$ 48.205,99 (Pessoal); R$ 22.898,40 (Assessoria Jurídica); R$ 12.884,00 (Assessoria Contábil); R$ 14.392,58 (Água, Energia, Telefone e Internet). Destacamos também a rubrica Alimentação, foram R$ 11.157,95 gastos em alimentação para as campanhas salariais feitas locais de trabalho, que garantiu o fechamento das campanhas em conjunto.

Após a apresentação, a categoria aprovou as contas e louvou a iniciativa do Sindicato em realizar atividades de cunho importante, sobretudo no tocante às dificuldades que o movimento sindical passa neste período de golpe no país, em que a principal fonte de renda de muitas casas de resistência deixa de ser obrigatória, o imposto sindical.

“Ver que o meu sindicato sai na dianteira, enquanto não se deixa abater pelos constantes ataques à classe trabalhadora, e continua realizando ações e encontrando alternativas para o fortalecimento da nossa categoria, me deixa muito feliz. Acompanhar toda essa luta, me faz melhor como profissional”, defende Luizete Vicente, assessora de imprensa do mandato da Deputada Raquel Marques.

Atividades realizadas em 2017

Atividades sindicais

1 – Campanha de Sindicalização e atualização cadastral “Juntos somos mais fortes”.

Renegociação de dívidas de sócios, discussões sobre a importância da organização dos trabalhadores nos sindicatos e muitas visitas aos locais de trabalho marcaram este processo.

2 – Campanhas Salariais de Mídias Eletrônica e Impressa

Dia de Luto e de Luta na Jangadeiro / Atos e atividades nas portas do Diário do Nordeste, O Povo e O Estado / Estado de Greve e paralisações no O Povo e O Estado

3 – I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará e III Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa

4 – Visitas aos locais de trabalho com distribuição da Cartilha do Jornalista 2017