Rádio e TV: Jornalistas recusam proposta de 5% de reajuste salarial e parcelamento do retroativo

Jornalistas empregados no Sistema Jangadeiro de Comunicação rejeitaram, por unanimidade, a proposta patronal de 5% de reajuste salarial, bem como o pagamento parcelado do retroativo a 1º de janeiro de 2017. A consulta à base foi realizada pela Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), em visita à redação na tarde da última quinta-feira (01/06).

A contraproposta patronal representa uma perda salarial de R$ R$ 38,89, levando em conta o piso atual de R$ 2.461,20, uma vez que a inflação do período foi de 6,58%. “Nós não devemos aceitar abaixo da inflação, nem parcelamento de retroativo”, afirmaram os trabalhadores consultados. Segundo alguns jornalistas, a empresa ainda consegue lucrar mesmo investindo essa quantia na remuneração digna de seus profissionais.

Mostrando disposição à negociação, a categoria decidiu solicitar o pagamento do INPC do período + 1% de ganho real. Além disso, que o reajuste do ano que vem já seria acertado conforme o índice da inflação segundo o INPC. A contraproposta da categoria será enviada ao Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão (Sindatel).

Estágio

Também foi conversado sobre a limitação do estágio em 4 horas/dia. Um Projeto de Lei, fruto do diálogo entre o Sindicato dos Jornalistas do Ceará e a deputada federal Luizianne Lins (PT/CE). Segundo outro jornalista do Sistema Jangadeiro, fiscalizar a exploração do estudante é de extrema importância, pois em muitos casos, as empresas acabam usando-os como mão de obra profissional.

Entenda a campanha salarial

A primeira proposta patronal de reajuste para os jornalistas que atuam em mídia eletrônica era 3,29%, a ser pago a partir de maio do corrente ano e o retroativo pago em quatro parcelas, de junho a setembro.

Todas as demais cláusulas pleiteadas pela categoria foram rejeitadas. O Sindjorce havia proposto INPC + 5% de ganho real e, ante a proposta inicial de 5)5 da inflação, contrapôs 10% de reajuste linear, que também foi recusado pelas empresas.