Sindjorce terá delegado no Congresso Extraordinário da CUT Ceará

O Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) participará da 13ª Plenária Estatutária/Congresso Extraordinário e Exclusivo da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT/CE), que acontece nos dias 9 e 10 de junho, na sede do Sindicato dos Bancários (Rua 24 de Maio, 1289, Centro, Fortaleza), com abertura prevista para as 9 horas da sexta-feira.

A entidade sindical dos jornalistas tem direito a um delegado no evento e este será o seu secretário-geral, Rafael Mesquita. O jornalista foi eleito em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia de 27 de abril. Samira de Castro, presidente do Sindjorce, é a suplente.

De acordo com a Central, a conjuntura de exceção que vivem os trabalhadores no Brasil exige novas práticas e a aglutinação de forças para além daqueles que reúne. Por isso, a realização de um congresso extraordinário, num esforço de responder mais coletivamente aos desafios e ataques imediatos que enfrentamos.

A expectativa é que a Central dialogue com os seus diversos ramos profissionais filiados e organizações de base um planejamento para o enfrentamento da conjuntura de desmonte de direitos trabalhistas e previdenciários e de destruição da própria democracia brasileira.

Jornalistas também convocam Congresso

O Sindjorce também vai realizar um Congresso extraordinário, dirigido aos jornalistas que atuam em todos os segmentos (mídia impressa, eletrônica e assessoria de imprensa), com a participação de dirigentes nacionais e internacionais, para debater a necessidade de organização da categoria frente as mudanças tecnológicas e do modelo de negócios da atividade laboral, com destaque para as novas mídias, além das questões conjunturais pelas quais passam a classe trabalhadora, como a ruptura democrática e as tentativas de precarização das relações de trabalho e de fim da previdência pública.

A atividade está em preparação e programada para os dias 11, 12 e 13 de agosto de 2017. O I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas no Ceará acontecerá conjuntamente com o III Encontro Estadual dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI) e terá com tema: “O Jornalista e as mudanças no Jornalismo e no mundo do trabalho”.