Relevância do trabalho dos jornalistas de imagem é tema da conferência de abertura do II EEJIC

Evento será realizado de forma híbrida. As inscrições dão direito ao certificado digital

“A importância dos Jornalistas de Imagem para o Jornalismo e a Democracia” é o tema da conferência de abertura do II Encontro Estadual dos Jornalistas de Imagem e Profissionais da Comunicação do Ceará (II EEJIC), que acontecerá de 25 a 27 de novembro deste ano, juntamente com o Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo. Os eventos serão realizados de forma híbrida, com a parte presencial no auditório do Sebrae, em Fortaleza/CE.

O palestrante de abertura é o jornalista Guilherme Vizane, repórter cinematográfico da TV Globo, com 40 anos de experiência. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vizane faz coberturas de notícias locais e nacionais, e viaja com a repórter Glória Maria em especiais para o Globo Repórter, há mais de uma década. Juntos, os dois já visitaram mais de 20 países em diversos continentes. O jornalista também integra a diretoria de Relações Institucionais do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.

Numa realização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), os eventos pretendem reunir cerca de 200 participantes entre estudantes e professores de Jornalismo, profissionais da mídia e demais interessados.  As inscrições podem ser feitas AQUI.

Organização dos jornalistas de imagem

O II EEJIC acontece exatamente dez anos depois da sua primeira edição, realizada em setembro de 2012, e tem o objetivo de debater as questões pertinentes aos jornalistas de imagem (repórteres fotográficos e cinematográficos, ilustradores e diagramadores). Entre os temas, a importância dessas funções nos registros jornalísticos, como as guerras e a pandemia de Covid-19, além da própria organização sindical e os direitos trabalhistas destes profissionais.

“O Sindjorce tem uma sólida atuação na defesa dos interesses dos jornalistas de imagem e vem buscando, a cada dia, garantir o cumprimento dos direitos convencionados desse segmento”, afirma o presidente da entidade, Rafael Mesquita. Para ele, a organização da categoria é fundamental para o enfrentamento coletivo dos desrespeitos e para a garantia de valorização desses trabalhadores.

Financiamento do Jornalismo

O Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo vai aprofundar o debate sobre a proposta da FENAJ de taxação das grandes plataformas digitais e criação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo (Funajor), uma das pautas prioritárias da categoria para o novo governo brasileiro. O evento tem apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES) e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

“O Jornalismo sofre reiteradas crises no mundo inteiro, em especial no Brasil, com o fim do modelo de negócios baseado na publicidade para a sustentação financeira dos veículos de mídia e a ação predatória das chamadas big techs na captura desses recursos”, comenta a presidenta da FENAJ, a cearense Samira de Castro. “O crescimento da desinformação em massa, por outro lado, evidencia que precisamos cada vez mais fortalecer o Jornalismo e o trabalho dos jornalistas”, acrescenta.

SERVIÇO:

Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo

II Encontro Estadual de Jornalistas de Imagem e Profissionais da Comunicação do Ceará (II EEJIC)

25, 26 e 27 de novembro de 2022

Local: Auditório do Sebrae/CE (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Centro).

Valores de inscrição:
Jornalistas sindicalizados em dia, estudantes de jornalismo e aposentados: R$ 20,00 (vinte reais)

Desempregados e jornalistas de imagem sindicalizados em dia: GRATUITA
Demais participantes: R$ 40,00 (quarenta reais)
Chave PIX: CNPJ: 07.340.011/0001-60

Mais informações: sindjorce@sindjorce.org.br / (85) 98970-8634

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, dia 25 de novembro de 2022

14h às 18h – Reunião da Diretoria da FENAJ (parte 1)

15h – Abertura do credenciamento e recepção dos participantes externos

19h – Ato Político “Pela reconstrução do Jornalismo e da Democracia”

20h – Conferência Magna: A importância dos Jornalistas de Imagem para o Jornalismo e a Democracia